AV1 NATUREZA E SOCIEDADE
1) Articular os conceitos de educação e de cuidado, na Educação Infantil, tem sido uma estratégica política para o redimensionamento da educação da infância, para além da guarda e assistência social. A Constituição de 1988 legitimou a importância social e política da Educação Infantil ao tratar do caráter educativo das unidades educacionais voltadas para a atenção às crianças pequenas. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, por considerar a Educação Infantil como etapa da Educação Básica, levou a comunidade de educadores a questionar sobre sua especificidade. Só com o reconhecimento da identidade dessa etapa e que lugar ela ocupa nas políticas públicas da Educação Básica brasileira é que será vencido o paradigma de assistencialismo da creche e de preparação para o ensino fundamental da pré-escola.
Análise as afirmativas:
I. Brincar e conviver são dois dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil.
II. Na Educação Infantil entende-se que o Educar e Cuidar estão presentes, porém dissociados no processo educativo. Cada um tem seu tempo.
III. A criança é entendida como um sujeito histórico e de direitos.
IV. Os eixos estruturantes das práticas pedagógicas da Educação Básica são as interações e a brincadeira.
V. É compromisso de professores, professoras e demais membros adultos das escolas de Educação Infantil escutar as crianças em suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
Assinale a sequência correta:
Alternativas:
a)
F - F - V - V - V
b)
F - F - F - V - V
c)
V - F - V - V - V
Alternativa assinalada
d)
V - F - V - F - V
e)
V - V - V - V - V
2)
Na Educação Infantil, as aprendizagens essenciais compreendem tanto comportamentos, habilidades e conhecimentos quanto vivências que promovem aprendizagem e desenvolvimento nos diversos campos de experiências, sempre tomando as interações e a brincadeira como eixos estruturantes. Essas aprendizagens, portanto, constituem-se como objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Reconhecendo as especificidades dos diferentes grupos etários que constituem a etapa da Educação Infantil, os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento estão sequencialmente organizados em três grupos por faixa etária, que correspondem, aproximadamente, às possibilidades de aprendizagem e às características do desenvolvimento das crianças, conforme indicado na figura a seguir. Todavia, esses grupos não podem ser considerados de forma rígida, já que há diferenças de ritmo na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças que precisam ser consideradas na prática pedagógica.
CRECHE PRÉ-ESCOLA
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
Ao respeitar as crianças como sujeitos histórico e de direitos, a Educação Infantil trabalha com a ideia de ampliação dos conhecimentos prévios das crianças a partir da brincadeira, imaginação, fantasia, observação e experimentação, que permitam a elas:
Alternativas:
a)
elaborar suas representações do mundo que estão inseridas e criar hipóteses sobre o que observam, quando buscam descobrir e decifrar o mundo físico.
Alternativa assinalada
b)
brincar e criar hipóteses sobre o que observam, quando buscam descobrir e decifrar o mundo físico.
c)
brincar e criar hipóteses sobre o que observam, quando buscam descobrir e decifrar o mundo físico ressaltando a importância de deixá-las sozinhas.
d)
elaborar suas representações do mundo que estão inseridas e criar hipóteses sobre o que observam, quando buscam descobrir e decifrar o mundo físico ressaltando a importância de deixá-las sozinhas.
e)
elaborar suas representações do mundo que estão inseridas e depois corrigir mostrando-lhes seus erros nas hipóteses sobre o que observam, quando buscam descobrir e decifrar o mundo físico.
Soluções para a tarefa
A brincadeira e o convívio fazem parte dos direitos individuais, considerando a criança como um indivíduo em formação. O brincar e o cuidar não estão dissociados na educação infantil, dessa forma podemos concluir que a sequência correta é: V-F-V-V-V. Alternativa C.
Para a questão 2, podemos apontar que a opção correta é a Alternativa A, uma vez que a educação infantil trabalha com a ideia de ampliação dos conhecimentos prévios das crianças a partir da brincadeira.
O brincar e o cuidar auxiliam no desenvolvimento escolar infantil
Pensar na prática e atividade lúdica é fundamentar um caráter formativo importante, sendo essa uma base estruturante, que se conecta com as necessidades sobre as emoções, os sentimentos, as descobertas, opiniões, além de observarmos a forma como a Educação Básica é colocada em prática nos dias de hoje, onde as tecnologias podem ser utilizadas de forma positiva para o saber.
Aprenda mais sobre a educação infantil:
brainly.com.br/tarefa/20781177
#SPJ1
Resposta:
1) V - F - V - V - V
I. Brincar e conviver são dois dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil.
III. A criança é entendida como um sujeito histórico e de direitos.
IV. Os eixos estruturantes das práticas pedagógicas da Educação Básica são as interações e a brincadeira.
V. É compromisso de professores, professoras e demais membros adultos das escolas de Educação Infantil escutar as crianças em suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
2) a) elaborar suas representações do mundo que estão inseridas e criar hipóteses sobre o que observam, quando buscam descobrir e decifrar o mundo físico.
3) e) Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar, Conhecer-se
4) a) A BNCC, que entende o desenvolvimento infantil em três faixas etárias, se posiciona sobre o planejamento de atividades com objetivo interacionista
PORQUE
não deixa ao acaso o desenvolvimento infantil como se fossem apenas um processo natural
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
5) c) II e III, apenas
II. Ao respeitá-los como sujeitos históricos e de direitos em seus contextos sociocultural e atentamente percebe-los como indivíduos únicos e com desejos singulares professoras e professores terão condições de planejar atividades.
III. A intencionalidade pedagógica está presente na escolha de brinquedos e brincadeiras que estimulem o desenvolvimento do grupo de crianças e de cada criança em particular, com os saberes, as competências e as características próprias de cada faixa etária e principalmente de cada indivíduo.
Explicação:
Sua avaliação foi confirmada com sucesso. 750 pontos.
Apenas as respostas corretas acima.