Av1 - Metodologia do Ensino da Matemática (parte 2)
4)Vários recursos didáticos são citados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que podem apoiar o professor em sala de aula. Entre estes recursos, podemos citar os jogos didáticos, que é um recurso eficiente para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem.
Com relação à utilização destes jogos didáticos em sala de aula, como uma metodologia de ensino da Matemática, podemos dizer que:
Alternativas:
a)Utilizar jogos nas aulas é uma tarefa difícil pois prejudicam a ordem da sala e provocam um ambiente desfavorável para a aprendizagem dos alunos.
b)Os jogos didáticos despertam no aluno o interesse e o prazer, se tornando um desafio genuíno e por isso é importante que façam parte das aulas, cabendo ao professor a tarefa de analisar a capacidade educativa do jogo em questão.
c)A utilização de jogos didáticos dispensa a presença do professor, pois ele desenvolve a autonomia e independência dos alunos com relação a aprendizagem.
d)Um dos pontos positivos dos jogos é o fato de o professor poder introduzi-lo em qualquer momento de sua aula, para trabalhar conceitos, o que não necessita de um planejamento prévio.
e)Não são todos os conteúdos matemáticos que permitem a utilização de jogos em sala de aula e, introduzi-lo em um conteúdo abstrato pode acabar confundindo os alunos, ao invés de facilitar a aprendizagem.
5)Devemos considerar o papel das Tecnologias da Informação que se tornam, cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas e que podem possibilitar uma aprendizagem mais significativa. Além disso, a informática, e inclusive a calculadora, podem servir de objetos motivadores nas atividades de ensino e de aprendizagem matemática.
A respeito dessas tecnologias, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)Usar Tecnologias da Informação, como softwares educativos permite aos alunos levantar hipóteses a respeito de situações problema, mas que devem ser sempre validadas pelo professor previamente.
b)Tecnologias da Informação são importantes, mas faz-se necessário outros mecanismos para validar as atividades.
c)Somente se deve usar recursos da Tecnologias da Informação que foram construídos com finalidades educativas.
d)As Tecnologias da Informação dispensa a presença do professor no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática.
e)As ferramentas de Tecnologia da Informação facilitam o processo de construção e movimentação dos objetos matemáticos, o que facilita o processo de análise e percepção de suas propriedades.
PARTE 1 : https://brainly.com.br/tarefa/25121272
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
*******************************************
karenlacerdanunes:
calma ai
1- B
2- D
3- D
4- C
5- A
Respondido por
2
Resposta:
B
Explicação passo-a-passo:
Perguntas interessantes