AV1 Didática da Alfabetização e do Letramento
4)
"O método sintético parte da unidade para o todo, ou seja, da letra para a sílaba, da sílaba para a palavra e da palavra para a sentença. O ensino da leitura parte da compreensão das letras e seus respectivos nomes, ou de seus sons; ou ainda das famílias silábicas; percorrendo uma ordem crescente de dificuldades. " (RAMOS, 2014, p.4)
RAMOS, Denise Marina. Didática da Alfabetização e do Letramento: Métodos de Alfabetização: sintético, analítico e misto. Caderno de Atividades. Anhanguera Publicações: Valinhos, 2014.
Sendo assim, os processos derivados do método sintético podem ser definidos como:
Alternativas:
a)
Método sinestésico, método fônico e método silábico.
b)
Método alfabético, método corretivo e método silábico.
c)
Método vocabular, método fônico e método estratégico.
d)
Método alfabético, método sinfônico e método didático.
e)
Método alfabético, método fônico e método silábico.
Soluções para a tarefa
Resposta: E
Explicação:
Método alfabético, método fônico e método silábico
Resposta:
Letra E
Explicação:
Método sintético se divide em três tipos:
Alfabético ou soletrativo
Método fônico;
Método silábico.
Método alfabético, é muito mais utilizado tendo como princípio que a leitura parta da decoração oral das letras do alfabeto. A principal crítica a este método está relacionada a repetição de exercícios.
Método fônico, consiste no aprendizado através de associação entre fonemas e grafemas, ou seja, sons e letras basearem-se no ensino do código alfabético, tem como crítica o método da soletração.
Método silábico a aprendizagem é feita através de uma leitura mecânica do texto, decifração das palavras. Nesse método as cartilhas são utilizadas para orientar os alunos e são usados fonemas e seus grafemas.
Fonte: Portal Educação
Método alfabético, método fônico e método silábico.