Av - Subst. 2 - Educação e Diversidade
1)
A intolerância se manifesta de várias maneiras e pode ser imputada em relação à religião, às diferentes etnias, à raça, à nacionalidade, aos times de futebol, aos partidos políticos, à xenofobia (antipatia ao estrangeiro) e discriminações correlatas. A intolerância religiosa no Brasil tem uma leitura peculiar. Mesmo que a legislação nacional assegure a liberdade de crença e de culto, a intolerância religiosa é uma realidade. Embora haja denúncias de intolerância e discriminação religiosa em relação às inúmeras religiões que se apresentam no panorama nacional, são as religiões afro-brasileiras os alvos mais comuns desse fenômeno.
Assinale a afirmativa que mostra quais são as questões envolvidas na intolerância contra as religiões e a cultura afro-brasileiras:
Alternativas:
a)
As religiões afro- brasileiras fazem parte da cultura brasileira, mas deveriam ser tiradas de suas crença entidades malignas e atos esdrúxulos.
b)
As religiões afro-brasileiras têm um importante significado para a cultura brasileira e seu desaparecimento seria uma grande perda para a história e a cultura em nosso país.
c)
As religiões afro-brasileiras são religiões que não deviam existir como componente da cultura brasileira, pois são oriundas das culturas africanas atrasadas.
d)
As religiões afro-brasileiras tem um papel secundário na cultura brasileira, pois surgiram do contato das culturas do negro, do índio e do branco, por isso não podem ser consideradas brasileiras.
e)
é importante preservar as religiões afro-brasileiras, pois elas têm um grande significado para a cultura brasileira por ser originária de povos autóctones que foram extintos, e é pela religião que são conservadas suas culturas.
2)
Embora a Lei 9394/96, ou lei Darcy Ribeiro, seja de extrema importância para o sistema educacional brasileiro, pois direciona tanto para o setor de educação pública, quanto para o privado, algumas conquistas das populações mais vulneráveis, o governo Federal fez alterações na LDB, criando a Lei n.º10.639, em 09 de janeiro 2003, e a Lei 11.645 em 10 de março de 2008.
Assinale a alternativa que indica o que aborda essas alterações que foram imputadas na Lei n.º 11.645:
Alternativas:
a)
ensino obrigatório de história da África e a Cultura afro-brasileira e Indígena na Educação Básica.
b)
educação sexual, orientação da sexualidade em sala de aula e acompanhamento médico.
c)
a nova Educação de Jovens e Adultos.
d)
história do índio americano com ênfase nas culturas indígenas brasileiras.
e)
educação sexual, orientação de jovens quanto a gravidez precoce.
3)
A partir do século XX, devido aos movimentos sociais que trouxeram à tona a ideia de multiplicidade, a universalidade da humanidade passou a ser a contestada. Assim, o que se percebeu é que ser humano não era um requisito que garantia direitos iguais aos da mesma espécie. Havia um lugar privilegiado, hegemônico que era ocupado por sujeitos socialmente detentores de um "poder" que lhes garantia a hierarquização entre os "diferentes". Desta forma, alguns se tornaram excluídos e outros incluídos nos processos sociais.
Devido a essa nova postura em relação a humanidade, foi necessária uma revisão conceitual sobre os direitos humanos. Assinale a afirmativa correta que mostra o que constituiu essa nova postura.
Alternativas:
a)
A questão era entender que haviam incluídos e excluídos que pertenciam a humanidade, e que alguns deveriam ser contemplados com direitos.
b)
A questão era contemplar uma "diversidade humana" sob um novo patamar ético, e não apenas ver o sujeito como humano.
c)
A questão naquele momento era perceber que a mulher constituía um elemento fundamental da diversidade humana e deveria, por isso, ter maior atenção do que os outros.
d)
O momento trazia as reivindicações dos negros que constituíram movimentos que mostravam o quanto essa parcela da sociedade foi discriminada pela escravidão e o racismo.
e)
A questão naquele momento foi identificar quem eram os discriminadores e imputar sanções para suas ações discriminatórias com o sentido de proteger as minorias sociais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-B, 2-A, 3-B, 4-C, 5C
Explicação:
corrigida pelo AVA
1 – b) As religiões afro-brasileiras têm um importante significado para a cultura brasileira e seu desaparecimento seria uma grande perda para a história e a cultura em nosso país.
Considerando as religiões e a cultura afro-brasileiras, temos que as mesmas apresentam grande significado para a cultura brasileira e que a não consideração das mesmas seria uma perda para a história e a cultura brasileira.
2 – a) ensino obrigatório de história da África e a Cultura afro-brasileira e Indígena na Educação Básica.
A Lei n.º 11.645 realizou a imputação de algumas alterações, entre elas, o ensino obrigatório de história da África e a cultura afro-brasileira e Indígena na Educação Básica.
3 – b) A questão era contemplar uma "diversidade humana" sob um novo patamar ético, e não apenas ver o sujeito como humano.
A nova postura em relação à humanidade envolveu uma revisão dos conceitos sobre os direitos humanos, que englobava a contemplação de uma diversidade humana.
Bons estudos!