Av - Subst. 1 - Gestão de Custos no Setor Público
1)
A grande finalidade para a contabilidade de custos era determinar o custo dos produtos que eram produzidos nas fábricas. Contudo, com a evolução da contabilidade de custos, esta passou a ser útil não somente fornecendo o custo do produto, mas tornou-se uma ferramenta essencial na gestão empresarial, sendo esta uma das principais fornecedoras de informação para a tomada de decisões. Na administração pública, porém, sua aplicação encontra-se incipiente, tendo o assunto sido reforçado com a Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece, em seu artigo 50, § 3º, que:
Alternativas:
a)
A administração pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial
b)
A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe ação planejada e transparente para prevenir riscos e corrigir desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
c)
Consideram-se restos a pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro, distinguindo-se as processadas das não processadas
d)
Municípios só contribuirão para o custeio de despesas de competência de outros entes da federação se houver autorização na LDO e na lei orçamentária anual e, ainda, se houver convênio, ajuste, acordo ou congênere
e)
O processo de criação de um sistema de gestão de custos no Brasil é relativamente recente e implica uma série de mudanças em aspectos culturais da administração pública
2)
Um domínio apropriado dos conceitos básicos de custos e uma análise de suas características são essenciais para o desenvolvimento da contabilidade de custos. "É pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço. Representa a saída de dinheiro através do pagamento; sendo assim, essa saída pode ocorrer antes, durante ou depois do bem já entregue ou do serviço já prestado". O texto se refere a qual nomenclatura de custos?
Alternativas:
a)
Inventário
b)
Custo
c)
Desembolso
d)
Periódico
e)
Despesa
3)
A contabilidade, de acordo com Iudícibus (2000), é tão antiga quanto a origem do homem pensante. Alguns historiadores destacam que o homem abandonou sua vida nômade e começou a ter posses e controlá-las. De acordo com a evolução dos Custos, quem foi o escritor de obras importantes como "Tratactus de Computis et Scripturis" (Contabilidade por Partidas Dobradas), publicado em 1494?
Alternativas:
a)
Karl Marx
b)
Frei Luca Pacioli
c)
Friedrich Nietzsche
d)
John Dewey
e)
José Iudicibus
4)
Nos primórdios o controle era feito de forma bem simples, em tábuas de argila com marcação em ossos. Com a evolução da humanidade, tiveram início as trocas de bens ou mercadorias, ou seja, _______________, entre as pessoas. Identifique a seguir a alternativa que preenche adequadamente o espaço da questão.
Alternativas:
a)
Cúbito
b)
Dracma
c)
Meketre
d)
Escambos
e)
Compra
5)
A contabilidade de custos gera informação útil para o processo de tomada de decisões empresariais. Em se tratando das terminologias de custos, qual delas é considerada como o consumo de bem ou serviço de forma involuntária, sem que a empresa desejasse ou pudesse prever e tem características de anormalidade ou involuntariedade?
Alternativas:
a)
Perda
b)
Despesa
c)
Receita
d)
Promessa
e)
Inventário
Soluções para a tarefa
O gabarito para as questões seria:
1. a) A administração pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial
2. c) Desembolso
3. b) Frei Luca Pacioli
4. d) Escambos
5. a) Perda
Mas por quê?
1. Lei de Responsabilidade Fiscal, artigo 50, § 3º
Esta lei define normas no setor de finanças públicas com foco na gestão fiscal providenciando seus devidos direitos e deveres. Ao ler o artigo 50 nos deparamos com a seguinte frase:
"A administração pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial"
Portanto, a opção A é a correta.
2. Nomenclatura de custos
- Inventário: substantivo designado para a ação de avaliação de um patrimonio (exemplo: bens deixados por um parente estao, legalmente, no inventário)
- Custo: Valor aplicado diretamente ou indiretamente a um produto (exemplo: comprar um bolo)
- Desembolso: Pagar antes, durante ou depois por um bem ou um serviço (exemplo: pagamento salarial)
- Periódico: Um método organizacional de lançamentos diários (exemplo: quanto um restaurante faturou por dia)
- Despesa: É o valor de bens e serviços que não são relacionados ao processo produtivo de uma equipe/empresa (exemplo: comprar adesivos decorativos)
Portanto, a definição que mais se assemelha aquela mostrada na pergunta é a opção C: desembolso
3. Contabilidade por Partidas Dobradas (1494), quem escreveu?
- Karl Marx era um pensador que defendia a revolução causada pela classe operária, ou seja, eliminar a burguesia do poder. A publicação mais famosa de Marx foi "O manifesto comunista" de 1848. Cabe ressaltar que Karl Marx ainda não era vivo em 1494.
- Frei Luca Pacioli (1445 - 1517) revolucionou a economia e o comércio, ganhando o título de "pai da contabilidade". Sua obra mais notável foi "Contabilidade por Partidas Dobradas" de 1494.
- Friedrich Nietzsche foi um filósofo que defendia que a verdade era uma ilusão. Sua obra mais notável foi "Em Assim Falou Zaratustra" de 1883.
- John Dewey (1859-1952) defendia a renovação da educação em várias partes do mundo através da experimentação e verificação. Sua principal obra é intitulada "Democracia e Educação" de 1916.
- José Iudicibus é um nome falso referente ao pensador Sergio de Iudicibus que escreveu "Teoria da Contabilidade" em 1987.
Portanto, a definição que mais se assemelha aquela mostrada na pergunta é a opção B: Frei Luca Pacioli
4. Nome dado para trocas de bens ou mercadorias.
O escambo é
- Um tipo de transação em que não há o envolvimento de dinheiro
- Foi a prática utilizada durante o período de escravidão do pau-brasil, por exemplo.
Portanto, trocar bens ou mercadorias é um ato de escambo, pois não envolve cédulas neste processo. Por esse motivo, a letra D é a opção correta.
5. O que é uma perda?
As perdas são gastos que não foram previstos e que não trazem retorno algum para o estabelecimento, ou seja, é um desperdício do dinheiro. Portanto, letra A é a opção correta.
Saiba mais sobre nomenclaturas em contabilidade aqui: https://brainly.com.br/tarefa/7514759