Autor que ao discutir a escola e o seu papel na sociedade chamou a atenção para o fato de que a educação também pode se constituir num mecanismo de reprodução social, isto é, de manutenção e até mesmo legitimação das desigualdades sociais e que, de certa forma, inviabiliza a mobilidade social. Segundo ele, a camada dominante da sociedade impõe sua cultura aos demais segmentos da população, que acabam internalizando esses valores e desvalorizando os seus, sem se dar conta disso. Ao valorizar as crenças, estilos de vida, hábitos e símbolos da camada dominante, a escola acaba "legitimando" essa cultura e impondo esses valores às demais camadas da sociedade, o que chamou de violência simbólica. Esse autor é um dos mais importantes sociólogos da atualidade:
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Olá!
Um autor que discutiu o papel da escola na sociedade foi Paulo Freire, que é considerado como sendo o patrono da educação brasileira, sendo um dos autores mais lidos no mundo.
Assim, é interessante observar o desenvolvimento do mesmo em prol da educação brasileira de modo que, Paulo, foi um grande contribuinte para o melhoramento educacional mundial.
Espero ter contribuído, bons estudos!
Respondido por
11
Resposta:
C ) Pierre Bourdieu.
Explicação
Complementação de sua pergunta , conforme minha prova
A ) Max Weber.
B ) Antonio Gramsci.
C ) Pierre Bourdieu.
D ) Louis Althusser.
Perguntas interessantes