Ed. Técnica, perguntado por engrenagemdigitalbr, 8 meses atrás

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL:

QUESTÃO 1
A necessidade de utilizar elementos de automação deve sempre levar em consideração o que se pretende automatizar, ajustando-se sempre o tipo adequado de sensor, controlador ou atuador, de modo a atender à demanda sem exageros, mantendo-se o equilíbrio entre o custo de implantação e o que se pretende produzir utilizando esses recursos (GENTILIN, 2020). São esses dispositivos a base tecnológica necessária para controlar um processo industrial, em que os dados produzidos são convertidos em informações para que a administração da empresa possa mensurar e tomar decisões estratégicas a respeito do andamento das metas de produção.


GENTILIN F. Automação Industrial. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020 (adaptado).


Considerando o texto acima e a respeito dos dispositivos que controlam um processo de automação industrial, avalie as afirmações abaixo.

I. Os sensores fornecem um indicador para o processo, informando o estado lógico de um determinado estágio.

II. ​As entidades de processamento são responsáveis pelo processamento, realizando as suas funções pré-programadas de acordo com o valor de suas entradas.

III. Os dispositivos de saída, são os responsáveis por manipular variáveis de acordo com a estratégia de controle imposta pelo controlador em função do valor ou do estado das entradas.

É correto o que se afirma em

Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II, apenas.

Alternativa 3:
I e II, apenas.

Alternativa 4:
I e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III


filipefp4: Boa noite. Em um processo o CLP é responsável em Captar entradas, processa-las e atualizar saídas. Tendo em vista isso, respondi alternativa (5)

Soluções para a tarefa

Respondido por Fernando9100
0

A alternativa que melhor responde essa questão é a número 5.

Os sensores são necessários para captar a situação em tempo real do ambiente em torno da máquina ou equipamento, assim como o status dos processos em andamento.

Essas informações são processadas no processador central da máquina e os dispositivos de saída executam as ações com base nessas informações obtidas anteriormente.

Esse é um esquema que poderia ser aplicado à linha de montagem industrial dos automóveis, por exemplo, que utilizam uma série de robôs e outros autômatos.

Perguntas interessantes