Autismo é uma doença neurocomportamental causada por vários fatores, apesar de ter uma importante influência genética, que explica a grande variedade na forma de apresentação e nos sintomas de cada indivíduo. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tornou-se o transtorno do desenvolvimento mais frequente, com alto impacto pessoal, familiar e social. Os sintomas precisam iniciar na primeira infância, e comprometer a capacidade da criança em função da sua vida e do dia-a-dia.
Com base nessas informações, analise as asserções abaixo:
I. No que se refere aos sintomas da primeira infância estão os déficits significativos e persistentes na comunicação social e nas interações sociais em vários contextos, manifestados pelas seguintes maneiras: Dificuldade na reciprocidade social e emocional; Dificuldade na comunicação não-verbal utilizada para interação social; Dificuldade para desenvolver, manter e compreender relacionamentos com os seus pares.
PORQUE
II. Esses sintomas podem ser percebidos pelos pais por meio da observação de comportamentos, como o baixo contato visual; pouco interesse por brinquedos e brincadeiras; alterações sensoriais como sensibilidade a sons, texturas, odores; irritabilidade; alterações de sono. Nas crianças maiores os pais, familiares e escola devem observar pouca interação com crianças de mesma idade, não atender ao nome, atraso na comunicação e fala, interesse ou uso incomum de brinquedos e objetos, seletividade alimentar, dificuldade nas rotinas entre outros.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Infelizmente ainda há pessoas que acreditam que as comorbidades no autismo são “apenas” ansiedade, insônia e TOC.
Vivemos em um sistema totalmente desatualizado onde o foco gira, há mais de 40 anos, em torno dos sintomas e sem investigar as causas.
Profissionais desatualizados colocam tudo na conta do autismo. Dezenas de comorbidades, muitas delas com impactos neurológicos (e muitas completamente tratáveis), são negligenciadas por pura ignorância (e arrogância). Até quando?
A população autista tem maior risco de ter dificuldades financeiras, baixa escolaridade, saúde física e mental pobre e baixa qualidade de vida. Muitos desses problemas se devem a alta prevalência de comorbidades e condições médicas no autismo, incluindo doenças gastrointestinais, infecções e doenças imunológicas
Resposta:
Explicação:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.