Aurora polar é um fenômeno luminoso observado com maior frequência nas regiões próximas aos polos do planeta.Ocorre quando partículas elétricas provenientes do Solchegam às vizinhanças da Terra atraídas por seu campo magnético e colidem com os átomos dos gases nas camadas mais elevadas da atmosfera. Parte da energia dessas partículas é transferida aos átomos dos gases, que liberam elétrons que vão se chocar com outros átomos. Nesse processo de excitação e estabilização dos átomos, a luz é emitida em diversos comprimentos de onda, produzindo,assim, as cores características da aurora.Disponível em: . Acesso em: 21 nov. 2018(Adaptação). O modelo atômico que explica o fenômeno citado é o de 2 pontos A. Bohr. B. Dalton. C. Thomson. D. Demócrito. E. Rutherford.
Soluções para a tarefa
O modelo atômico que explica esse processo de excitação e estabiização dos átomos é o de Bohr, também conhecido como modelo planetário, onde os elétrons estão em órbita distribuidos em em camadas ao redor do núcleo.
Reposta: letra A.
Bons estudos!
O Modelo Atômico de Bohr apresenta o aspecto de órbitas onde existem elétrons e, no seu centro, um pequeno núcleo.
A luz é emitida por fótons, que são descargas de energia em forma luminosa e que é formada quando um elétron é excitado e passa a ficar em uma camada mais exterior, temporariamente, e quando volta ao seu antigo estado de excitação libera essa energia luminosa em excesso.
São postulados do modelo atômico de Bohr:
- Os elétrons ficam em órbitas, ao emitir energia, o elétron salta para uma órbita mais distante do núcleo.
- Quando consome energia, o nível de energia do elétron aumenta. Por outro lado, ela diminui quando o elétron produz energia.
Se desejar saber mais, estes links contém exercícios sobre o assunto:
brainly.com.br/tarefa/18745657
brainly.com.br/tarefa/6668275