Português, perguntado por julia476020, 9 meses atrás

aula: Leia os minicontos. Em seguida, anote no seu caderno as características e a estrutura textual de cada um deles. Na sequência da atividade, escreva o que eles têm em comum e de diferente.
a) O churrasco que não era
São quatro horas de uma madrugada fria de inverno. Na ponte Hercílio Luz, um homem com barba desgrenhada balança as pernas na beirada. Não há carros; só silêncio e o balançar lento dos seus pés.
— Posso me sentar aqui do lado? — Pergunta um andarilho.
O homem de barba grisalha não responde. Sequer olha para ele. O andarilho senta um pouco longe. Não quer forçar a barra.
— Não tá pensando em pular, né? — Foi um churrasco.
— Um churrasco?
— Um deles. Na época do Covid. — Um churrasco...
— De Dia das Mães. Lá em casa era tradição, sabe. Todo ano reunir todo mundo. É difícil ficar longe.
— Então foi o churrasco...
— Eu achava que sim. É mais fácil culpar um vírus quando você perde esposa, mãe, sogra, tios, tudo de uma vez. Agora eu sei que fui eu. Eu insisti.
— Então não foi o churrasco...
— Não foi o churrasco. Por: Dyego Maas
b) “Sempre que alguém da minha família morre, penduramos seu retrato em cima da lareira. Hoje, quando cheguei em casa, me deparei com o meu.” Por: Adele Lazarin
c) O reflexo
Você sabe quem sou? Não finja o contrário. Você me ignora e isso está me irritando. Eu te vejo todos os dias, desde quando você nasceu, mas você não sabe disso. Eu realmente queria conversar com você mas porque você não vem quando eu te chamo?
Tento te convencer a vir usando as vozes de pessoas que você conhece, mas você é esperto, não cai nessa. O máximo que faz é perguntar se alguém te chamou. Você ainda não sabe do que eu estou falando? Sabe quando você ouve alguém te chamar, mas quando vê é só impressão? Era eu quem te chamava para me fazer companhia, mas você era esperto e não ia. Ainda não sabe quem eu sou? Eu sou você. Eu sou seu reflexo. Por que não quis vir quando eu te chamei para trocar comigo de lugar no espelho. Por: Jorge Raskolnikov
d) O celular vibrou
- O que foi isso?
- O celular vibrou.
- Tem certeza?
- Claro.
- Me pareceu que seu cachorro soltou um pum.
- Não, não. Foi o celular. Olha, de novo. Ouviu?
- É, ouvi, pareceu o celular mesmo...
E, assim, ele soube que havia alcançado um novo estágio no adestramento canino: fazer com que os cães soltassem pum no mesmo ritmo e vibração de um celular, com seus donos não passando mais constrangimento.

Soluções para a tarefa

Respondido por yuriresende10
0

oi tudo bem Aki quem fala e nois msm


julia476020: ooi
julia476020: consegue me ajudar?
Perguntas interessantes