Português, perguntado por deehalves157, 6 meses atrás

aula do CMSP
Óbito do autor
Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.
(Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas.)

Assinale a afirmativa que NÃO corresponde ao texto de Machado de Assis.

A) Memórias póstumas de Brás Cubas foi publicado depois que Machado de Assis morreu, razão pela qual Machado declara que não é propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço.
B) Este narrador em primeira pessoa é uma alternativa ao narrador onisciente, tradicional do Realismo.
C) O narrador declara que é um defunto autor, para quem o túmulo foi um outro berço porque somente depois de morto ele resolveu produzir a narrativa que o vai transformar em autor.

Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos. Meu pai logo que teve aragem dos quinze contos sobressaltou-se deveras; achou que o caso excedia as raias de um capricho juvenil.
— Dessa vez, disse ele, vais para Europa, vais cursar uma Universidade, provavelmente Coimbra, quero-te homem sério e não arruador e não gatuno.
E como eu fizesse um gesto de espanto:
— Gatuno, sim senhor, não é outra coisa um filho que me faz isso.”
(Machado de Assis – Memórias póstumas de Brás Cubas)

De acordo com essa passagem da obra, pode-se antecipar a visão que Machado de Assis tinha sobre as pessoas e sobre a sociedade.
A esse respeito, assinale a alternativa correta.

A) O amor é fruto de interesse e compõe o pilar das instituições hipócritas.
B) Havia medo de que a marginalidade envolvesse os jovens daquela época.
C) O amor era glorificado e apontado como o único caminho para redimir as pessoas.

Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto que o uso vulgar seja co-meçar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; o segundo é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo.”
(“Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis)

Essa é a abertura do famoso romance de Machado de Assis. Dentro desse contexto, já dá para se ver o tipo de narrativa que será explorada. Assinale a alternativa correta a esse respeito.


A) A linearidade das ações apresenta cenas de suspense, dado o comportamento inusitado dos personagens.
B) Não há como prever o final da narrativa, já que seu enredo é, propositadamente, complicado.
C) O autor usa o recurso do flashback devido a sua intenção de iniciar o romance pelo “fim”.​

Soluções para a tarefa

Respondido por LuhUnicornio
1

Resposta:

A/A/C

Espero ter ajudado! Marquem como melhor resposta e deem obrigado! :)

Explicação:

Perguntas interessantes