AULA 1 - Faça o estudo do texto abaixo sobre a Dança Indigena.
Dança Indigena - Rituais e celebrações
A dança indigena possui um diferencial em relação as outras danças brasileiras: ela não é voltada para apresen tação ao público. O objetivo dos indios é realizar movimentos relacionados a acontecimentos importantes, como: marcar a passagem de um jovem a fase adulta, agradecimento da colheita, espantar doenças, saudações a quem chega à aldeia, homenagem aos mortos, a pesca dentre outras razões.
A dança indigena é praticada por mulheres e homens e eles costumam utilizar algumas peças para realizarem esses rituais, como por exemplo: simbolos, amuletos, instrumentos musicais tipicos da cultura. O uso dos artefatos podem variar a depender da finalidade do ritual.
O Kuarup é uma das danças mais conhecidas. Esse ritual vem dos indigenas da região do Alto do Xingu e tem como objetivo a homenagem aos mortos. A celebração é baseada na imagem de Mawutzinin, visto como o primeiro homem do mundo da sua mitologia.
O Toré é um dos rituais mais conhecidos por indigenas. A dança toré está ligada a união entre os indios da Região Nordeste do Brasil.
Existem danças do folclore brasileiro de origem indigena como: caiapós, jacundá, cateretė, dentre outros.
Catereté é uma dança típica brasileira que apresenta caracteristicas da dança indigena. Ela tem como aspecto a
performance onde são formadas duas filas sendo: uma com mulheres e outra com homens. A dança é feita ao som de palmas e bate-pés. Essa performance é bastante conhecida nos estados brasileiros. Goiás, São Paulo e Minas Gerais.
A jacundá é uma dança de roda, também de origem indigena. A performance acontece da seguinte forma: os dançarinos fazem um circulo e uma dupla fica no meio. O casal que dança no centro do circulo precisa procura sair dele. Quem permitir a retirada da dupla deverá substitui-los e prosseguir com a coreografia.
O estilo de dança caiapós tem como aspecto o drama e envolve duas figuras: o curumim (traduzido como "me- nino") e o cacique. Durante a atuação, o curumim finge que é perseguido pelo homem branco e acaba morrendo Os outros indios, compostos por outros personagens, ficam em volta do corpo. A partir desse momento o cacique
e ressuscita o menino ao realizar magias
Outras danças indígenas
Outra dança indigena conhecida é a Atiaru. Ela é feita para espantar maus espiritos e invocar os bons.
A execu
ção começa a ser realizada ao entardecer e é feita tanto por homens quanto pelas mulheres. jovens ficam de joelhos e balançam o corpo para frente e para trás. Elas batem palmas quando as mãos estão na frente do corpo.
A dança indigena Kahê-Tuagê consiste em uma modalidade formada apenas por mulheres. Ela é constituída da seguinte maneira: uma indigena fica no meio de uma fila formada por jovens que ainda não são mães. Essas
Buzoa também é uma dança indigena e ela está associada a tradição do povo Pankararú. Eles estão situados no municipio de Tacaratu, em Pernambuco. O ritual é composto por itens como a gaita e o rabo de tatu, ambos
instrumentos musicais utilizados durante a dança.
AULA 2 - Coloque V para verdadeiro e F para falso, de acordo com o texto que você leu na aula 1.
A) A dança atiaru é realizada para espantar maus espíritos e invocar os bons. ( )
B) As danças indigenas é praticada somente pelas mulheres indigenas. ( )
C) A dança kuarup é uma celebração baseada na imagem do Mawutzinin )
D) A dança indigena é realizada apenas e casamentos. ) E) Jacunda, cateretė e caiapós são danças folclóricas de origem indígena. ( )
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
A (v)
B (f)
C(v)
D(f)
E(f)
Perguntas interessantes
Ed. Física,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás