Augusto Comte foi o fundador do método positivista para a compreensão dos fenômenos sociais. Para ele, as ciências que deveriam embasar a análise dos fenômenos sociais precisariam partir do método das ciências naturais. Para a compreensão das teses de Comte, não se pode esquecer da classificação dos estágios de conhecimento que a sociedade passou ao longo da história e que justifica os diferentes estágios de desenvolvimento que a sociedade se encontra. Para o entendimento desta diversidade, e para compreender o avanço que algumas sociedades alcançaram ao longo do tempo, Comte estabeleceu a “Lei dos Três Estágios”. Sobre esta Lei, julgue as afirmativas abaixo.
I. A sociedade industrial capitalista europeia, aquela que Comte conviveu no Século XIX, com um alto grau de desenvolvimento econômico e científico, assim como, marcada por um aprimoramento tecnológico, era uma sociedade superior. Para ele, esta sociedade já tinha alcançado um estágio Físico. Neste estágio, sua organização já poderia ser fundada na racionalidade e na aplicação do conhecimento científico para sua organização e desenvolvimento.
II. Para Comte, as primeiras sociedades humanas se encontravam em um Estágio Teológico. Por mais que tinham uma organização, elas estavam fundadas nas crenças místicas ou divinas. A forma de estabelecer as funções sociais, as regras (normas) e as condições em que se produzia a vida material, eram limitadas racionalmente. Parte considerável da ordem social era garantida pela justificativa religiosa.
III. No estágio metafísico, a sociedade já apresenta uma racionalidade na explicação dos fenômenos sociais, contudo há um grau elevado de idealização. Um romantismo sobre o futuro do ser humano. Não se olha o comportamento social com objetividade. O iluminismo, para Comte, enquanto orientação filosófica, política e econômica era uma expressão da metafísica.
IV. Para Comte, o socialismo seria a forma adequada de se chegar ao Estágio Físico-Social. Para ele, a garantia da plena igualdade entre os seres humanos em uma determinada sociedade, só se daria com a distribuição igualitária de renda entre seus membros. A superioridade de uma vida social é a condição de plenitude de todos os seres humanos que vivem em uma comunidade sem qualquer diferença material. Comte era um crítico da divisão do trabalho.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta: 1 e 2.
Explicação: comte acreditava que as idéias iluministras trariam mas desunião. E socialismo so se desenvolveu após susua morte.
Perguntas interessantes