Auguste Comte, o “pai da sociologia”, formalizou a ciência chamada de “Física Social” que, posteriormente, foi denominada de Sociologia. Nessa nova ciência, Comte descreveu teorias sobre a organização da sociedade ao enfatizar o desenvolvimento humano e tecnológico. Ao considerar a “física social" de Augusto Comte, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
A "física social" consiste no estudo da natureza em uma concepção de longa duração, elaborada por Fernand Braudel.
Alternativa 2:
O caráter científico analisado por Comte era extremamente negativo e a "física social" era um exemplo desse pessimismo, típico da Sociologia.
Alternativa 3:
No estudo da "física social", há a possibilidade de articular diversas ciências, uma vez que todas possuem a mesma equivalência de importância.
Alternativa 4:
Entende-se por "física social" o estudo dos fenômenos sociais, que utiliza os princípios de estudos típicos das ciências naturais e a observação empírica como método analítico.
Alternativa 5:
A "física social" visava ao estudo dos fenômenos sociais, em uma escala evolutiva das ciências. A mesma lógica de pensamento foi incorporada por pensadores das demais áreas, sobretudo da matemática, como Saint-Simon.
Soluções para a tarefa
Augusto Comte é o pai da sociologia, mas é também o pai do positivismo, que é um modo de se ver o mundo hoje considerado ultrapassado, porque engessado em categorias inapropriadas para a complexidade humana.
Alternativa 1: A "física social" consiste no estudo da natureza em uma concepção de longa duração, elaborada por Fernand Braudel.
Falso. A física social não é o estudo da natureza em uma perspectiva de longa duração.
Alternativa 2: O caráter científico analisado por Comte era extremamente negativo e a "física social" era um exemplo desse pessimismo, típico da Sociologia.
Falso. Comte via com bons olhos, e bastante otimista, o futuro da humanidade. A física social analisava, na realidade, os avanços da humanidade, que se encaminhava para um estado superior, chamado por Comte de positivo.
Alternativa 3: No estudo da "física social", há a possibilidade de articular diversas ciências, uma vez que todas possuem a mesma equivalência de importância.
Falso. Comte determinava que certas ciências eram superiores a outras, assim como certas técnicas tinham mais validade do que outras.
Alternativa 4: Entende-se por "física social" o estudo dos fenômenos sociais, que utiliza os princípios de estudos típicos das ciências naturais e a observação empírica como método analítico.
Falso. O empirismo se opõe ao positivismo, já que o positivismo determina que o conhecimento é proveniente da razão, e não da experiência.
Alternativa 5: A "física social" visava ao estudo dos fenômenos sociais, em uma escala evolutiva das ciências. A mesma lógica de pensamento foi incorporada por pensadores das demais áreas, sobretudo da matemática, como Saint-Simon.
Correto. Comte emprestou ferramentas da biologia, por exemplo, para analisar os comportamentos humanos na sociedade, o que é hoje extremamente questionável.
Resposta:
A alternativa correta é a 5.
Explicação: