ENEM, perguntado por Matheusn6936, 10 meses atrás

auguste comte acreditava que a ciência deveria ser utilizada para organizar a ordem social. para ele, a sociedade de sua época estava em desordem e em crise gerada por uma certa anarquia moral e política devido à transição da sociedade feudal para a sociedade industrial. comte considerava um dos pontos altos de sua sociologia a reconciliação entre a ordem e o progresso, pregando a necessidade mútua desses dois elementos para a nova sociedade. segundo ele, "para a nova filosofia, a ordem constitui sem cessar a condição fundamental do progresso e, reciprocamente, o progresso vem a ser a meta necessária da ordem". (comte, auguste. discurso sobre o espírito positivo. os pensadores: textos escolhidos. são paulo: abril cultural, 1983, p. 69). 1.explique a frase ordem e progresso, segundo o pensamento de auguste comte. 2.o brasil pode ser visto como uma sociedade que se orienta pelo cumprimento da "ordem e progresso" inscritos na nossa bandeira?

Soluções para a tarefa

Respondido por ramosguerraleticia
2

Resposta:

Augusto conte pode ser considerado o "pai da sociologia". Nesse contexto, vale ressaltar que a sociologia nasce com a intenção de aplicar as ações sociais correlacionadas à identificação e estudo. Ou seja, é o estudo das relações sociais.

Explicação:

Augusto Conte era um positivista, essa corrente positivista visava abranger e sistematizar as ações sociais, coletivas e individuais como objeto de estudo, para que assim pudéssemos entender,melhorar e até mesmo resolver os problemas que permeiam a sociedade. 1) Diante do exposto, a frase ordem e progresso, é a expressão máxima do seu pensamento e da sua corrente. Pois primeiro precisaríamos ordenar, esquematizar as ações para depois termos um progresso (que seria a melhoria da sociedade pautada em uma experiência vivida) Em palavras mais simples, a fim de exemplar PODEMOS citar 1 cenário básico: Guerras,porque elas aconteceram? quais foram os fatores desencadores? Estudando essas perguntas e outras mais, somamos a observação à ciência, para que futuramente não ocorra mais guerras. Dessa forma, ordem vem de ordenar e progresso seria o resultado das gerações futuras, progresso de modo sumo, pode ser sinônimo de "aprimoramento" melhorias. 2) Não só o Brasil,mas como a maioria dos países utilizam em partes o pensamento da sociologia como ciência ( estudamos demografia, natalidade, mortalidade,patologias, política entre outros) porém, as pessoas e as suas ações individuais mudam de acordo com a cultura, com o tempo (ano),com a globalização,com a religião, com as crenças e etc... Dessa forma, não se faz possível ordenar e obter êxito sempre no progresso, uma vez que, UMA AÇÃO INDIVIDUAL pode afetar todo um CENÁRIO COLETIVO. E vice-versa... Resumidamente, orientamo-nos na política de ordem e progresso,mas nem sempre ela será um progresso.

Perguntas interessantes