Saúde, perguntado por carla20rocha19, 10 meses atrás

Atualmente, sabe-se que a atrofia muscular é caracterizada pela diminuição do conteúdo proteico, do diâmetro da fibra, da produção de força muscular e pela fatiga. Os estímulos que interferem no balanço proteico muscular podem ser resumidos em dois grupos de fatores: atividade física e aporte nutricional. O fator “desuso” e “restrição proteica” dos músculos tem efeitos verdadeiramente devastadores sobre a perda de massa muscular. O exemplo que mais evidencia este efeito é quando imobilizamos um braço ou uma perna em razão de uma lesão grave ou fratura óssea.

De acordo com seus conhecimentos sobre adaptações celulares, imagine o seguinte caso clínico, onde um morador de rua chamado José chega ao pronto socorro acometido por um processo de atrofia muscular detectado em grande parte do corpo. Na anamnese, o profissional de saúde notou que José possuía membros delgados, costelas proeminentes e pele solta e enrugada na região das nádegas. Foi iniciado tratamento adequado e José foi encaminhado a um abrigo para dar continuidade ao processo de recuperação de massa magra.

Por ser morador de rua, José possui uma qualidade de vida afetada de diversas maneiras. Assim, descreva por que o estilo de vida de José pode ter levado à um processo de atrofia muscular generalizada, incluindo qual tipo de estresse celular pode ter ocasionado esta adaptação em seus músculos. Descreva também qual seria o tratamento/recomendação ideal para se reverter este quadro atrófico e quais recomendações você deixaria ao abrigo se evitar este tipo de quadro.

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessafonntoura
25

A atrofia muscular ocorre quando existe a perda de tecido muscular.

Alguns dos sistemas da atrofia são um dos braços ou pernas está notavelmente menor que o outro, fraqueza em um membro.

A causa da atrofia muscular por desuso é a falta de atividade física, ou seja, os músculos não são usados o suficiente. Pessoas que trabalham sentadas, condições médicas que limitam os movimentos ou que reduzem o nível de atividades físicas.

Espero ter ajudado.

Respondido por Danas
0

José sofria de atrofia muscular pela inanição, levando-o a perder massa muscular. Os músculos só se desenvolvem e se mantém quando eles são estimulados e há proteínas suficientes na dieta para que eles se recuperem, como José não tinha o que comer, então os seus músculos perderam proteínas e atrofiaram.

O tratamento envolve dieta adequada e exercícios regulares.

Atrofia muscular e energia

A atrofia muscular acontece para o corpo economizar energia, por exemplo, um membro que não é usado tende a atrofiar.

Venha estudar mais sobre a atrofia

https://brainly.com.br/tarefa/50118437

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes