Atualmente percebe-se que os jogos populares vêm sendo um aspecto da cultura negado para as crianças, isso acontece por uma series de fatores, entre os quais, prevalece a perda de espaço para equipamentos de alta tecnologia como vídeo games, televisores e computadores (FADELI et al. 2003). Outro fator registrado é a falta de segurança e de espaço adequado nas ruas, praças e bosques, espaços estes que eram bastante comuns em épocas passadas (ANDRADE, 2010). Considerando que os jogos populares são de suma importância para o desenvolvimento das crianças e para manutenção da cultura popular, como indica Faria Junior (1996, p. 56). Através dos jogos populares as crianças captam um saber popular, transmissor de cultura, que lhes possibilita descobrir os códigos básicos da sociedade em que vivem. Desta forma, os jogos populares infantis apresentam enorme potencial educativo no quadro de uma educação física sob o enfoque multicultural. Por conta desses motivos apontados no texto à aula educação física segundo Andrade (2010) é um dos poucos momentos onde as crianças tem para brincar e conhecer mais a cultura através dos jogos populares, mas o que acontece na maioria das vezes o conteúdo das aulas são exclusivamente o esporte, e de acordo com Faria Junior (1996), podemos perceber que os jogos populares vêm cada vez mais perdendo seu lugar nas aulas de Educação Física no espaço escolar e fora dele. Segundo Silva (2009, p. 2). A prática dos jogos populares tem sido esquecida pelas gerações de crianças e adolescentes, que muitas vezes desconhecem ou conhecem superficialmente tais jogos, e cada vez mais usam seu tempo livre nos jogos de computador, videogames, dentre outros entretenimentos midiáticos que apelam constantemente para a adesão desse público. De acordo com Silva (2009), percebe-se uma substituição dos nossos jogos populares por atividades que ultimamente vem sendo praticadas mundialmente (como por exemplo, os jogos eletrônicos e digitais), atividades estas que não conseguem trazer características próprias de nossa cultura regional, implicando em um “esquecimento” destas práticas lúdicas que são os jogos populares vivenciados pelas gerações anteriores, pois estes são transmitidos de geração sendo desenvolvidos especialmente de modo oral são considerados como parte da cultura popular e que enquanto manifestação da cultura espontânea, tem a função de perpetuar a cultura infantil e desenvolver formas de convivência social (KISHIMOTO, 2003). Faça uma discussão e proporcionam um debate sobre o texto do fórum do ciclo1 “CANTAR É MOVER O DOM DO FUNDO DA PAIXÃO” e o texto do fórum do ciclo 2 “JOGOS POPULARES ASPECTOS NEGADOS”, e por fim explorar os aspectos positivos e negativos dos textos em comum.
Soluções para a tarefa
Olá!
Ambos os textos dialogam sobre a importância das atividades lúdicas na cultura da educação, sendo importante destacar a necessidade de manutenção dos espaços, como campos, quadras, aparelhos de transmissão de vídeo, salas de aula, refeitórios, vestiários etc.
Por isso, o segundo também nos apresenta como os jogos populares são atividades praticadas importantes, e, os aspectos dos jogos digitais e eletrônicos que vem crescendo em larga escala e de alguma forma, deve ter seu conteúdo didático explorado pelos professores, como trabalhos que proporcionem a introdução no campo de pesquisa por exemplo.
Até mais!
Resposta:
Explicação: Dá uma olhada nesse Sued O Oráculo, não tem pergunta que ele não saiba a resposta: www suedoraculo com br
Ótimo para brincar com as crianças. Você faz a pergunta e ele te dá a resposta. É muito legal para os pais entreterem as crianças e brincarem juntos.
OBS: Para começar a brincadeira, tem um segredinho que nem todos sabem, tentem usar o ";" antes e depois da resposta (fica a dica) =)