Atualmente, os microcomputadores mais comercializados são
equipados com processadores I3, I5 e I7, todos da Intel.
Existem diferentes ofertas de Memoria cache de 3 MB; de 6 MB; de 8
MB; de 12 MB e de 16 MB para alguns desses processadores, no entanto,
a variação de preço é significativa mesmo entre processadores da mesma
linha, isto é; um processador I7 com 16 MB de Memória Cache é muito
mais caro do que um I7 com 8 Mb de Memória Cache.
Avalie como essa variação no tamanho da Memória Cache afeta a
performance do computador e considere a validade dessa variação de
preços de acordo com os estudos realizados.
Soluções para a tarefa
Imagine uma pessoa trabalhando em uma bancada. Os materiais que vão fazer o trabalho ser executado naquele momento estão em cima de uma bancada e os materiais que podem ser utilizados em outro momento estão em uma prateleira um pouco mais longe do trabalhador, quando você quiser fazer outro tipo de trabalho você pega esse materiais e coloca na bancada pra executar a tarefa. Os materiais mais importantes para o trabalho ser executado estão na mão do trabalhador.
Agora troque o trabalhador pelo processador, a bancada pela memória ram, a prateleira pelo HD ou SSD, os materiais são os serviços e informações do sistema operacional e a mão do trabalhador seria a memória cache. Esse é um exemplo prático de como o sistema funciona.
Agora respondendo sua pergunta, a memória cache diminui a quantidade de solicitações de informações que o processador solicita para memória ram.
Se você tem um processador rápido e com pouca memória cache isso pode ser um gargalo para seu desempenho. Pois quanto mais espaço na memória cache menos dados ele vai solicitar para memória ram.