Geografia, perguntado por gabizinhacossta38, 1 ano atrás

Atualmente, os biocombustíveis são uma alternativa importante para a redução da emissão de
gases de efeito estufa. Elabore um pequeno texto que apresente os principais biocombustíveis
e aponte, pelo menos, três impactos socioambientais que podem ser causados pelo uso dessa
fonte de energia.



ALGUÉM SABE ME DIZER PFV????

Soluções para a tarefa

Respondido por kamily1780
10

Etanol

É um tipo de álcool extraído através do processo de fermentação da sacarose de vegetais agrícolas, tais como milho, cana-de-açúcar, beterraba e uva. É incolor e solúvel em água. Comumente é misturado a outros combustíveis, como a gasolina, para ser usado na combustão interna de motores. Vale comentar que o Brasil é um dos maiores produtores mundiais de etanol derivado de cana-de-açúcar.

Biodiesel

Feito a partir do óleo de sementes e de grãos. Cerca de 80% do biodiesel produzido no país utiliza como matéria-prima a soja. Também pode ser fabricado a partir de gordura animal e vegetal reaproveitada e a partir de microalgas.

Biogás

Produzido por meio da decomposição da matéria orgânica em ambiente com ausência de oxigênio gasoso, realizada por bactérias anaeróbias. É visto como um possível substituto do gás natural.

Biometanol

É o metanol ou álcool metílico feito a partir da madeira, do carvão ou do próprio gás metano.

Bioéter dimetílico

Éter dimetílico produzido a partir de biomassa.

Bio-óleo

Óleo combustível gerado a partir de substâncias de origem orgânica, tanto animal quanto vegetal. Sua obtenção se dá por meio de pirólise, processo onde a biomassa é decomposta por ação de altas temperaturas e na ausência total de oxigênio.

Hidrogênio

É um dos mais recentes tipos de biocombustível. Algumas empresas do ramo automobilístico têm investido em veículos movidos a hidrogênio, uma energia limpa cuja combustão emite apenas vapor d’água e óxido de nitrogênio.

Impactos:

1- A significativa redução de gases poluentes é uma das principais vantagens do uso do biocombustível. A queima de carvão, petróleo e gás natural, que são combustíveis fósseis, libera elevadas quantidades de gases do efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono, e faz o planeta aquecer. Já os biocombustíveis liberam níveis mais baixos de gases quando queimados, ou seja, causam menor poluição no planeta e contribuem para a estabilização da concentração de CO2 na atmosfera.

2- Os biocombustíveis trazem ganhos financeiros para as empresas que aderem a essa alternativa ecologicamente correta. Eles têm menor custo benefício do que os combustíveis fósseis e são adaptáveis aos modelos atuais de carros. O biodiesel, por exemplo, substitui o gasóleo sem necessidade de ajustes no motor.

3- São uma excelente escolha para quem deseja melhorar o desempenho dos veículos, já que ao optar por energias limpas tais como o etanol e o biodiesel, o motor sofre menos desgaste, logo o seu tempo de funcionamento se estende e reduzem-se os gastos com manutenção.

4- Os investimentos para a geração de combustível proveniente de energia limpa são menos dispendiosos do que as pesquisas de prospecção de petróleo, logo essa é mais uma vantagem econômica.

5- Os biocombustíveis contribuírem para a redução do lixo no planeta, já que o mesmo é uma das fontes de energia para a geração do biocombustível.  

6- Representam uma diversificação estratégica dos modos de produção e também dos fornecedores é uma vantagem, pois reduz a dependência energética em relação à gasolina e outros combustíveis fósseis, além de tornar o mercado mais competitivo, o que consequentemente eleva as oportunidades de escolha e o nível de qualidade.

7- Podem contribuir para a redução de resíduos ou detritos, podendo estes serem utilizados na geração de biocombustível. Por fim, é importante comentar que o manuseio e armazenamento desse tipo de energia é mais seguro quando comparado aos combustíveis fósseis.

8- A redução da biodiversidade é uma das principais preocupações no que se refere ao uso de biocombustíveis. Ao realizar o plantio das culturas envolvidas na produção dessa fonte alternativa de energia, por vezes áreas florestais são devastadas. Tais culturas também consomem grande quantidade de água, necessária para a irrigação das plantas.

9- Degradação ambiental causada pelo uso de fertilizantes e pesticidas e pelo manejo de dejetos gerados na produção. Dentre os fertilizantes utilizados, aqueles classificados como nitrogenados contribuem para a liberação de óxidos de nitrogênio, que também são gases estufa. Ou seja, os biocombustíveis também poluem o meio ambiente, mas em menor proporção. O fato das plantas absorverem CO2 é um paliativo diante disso.

Perguntas interessantes