Sociologia, perguntado por paulomnz, 1 ano atrás

Atualmente o Brasil vive uma grande mudança na distribuição etária, acompanhando os países desenvolvidos que vêm passando por essa alteração, já há algumas décadas. O envelhecimento da população brasileira vem aumentando algumas preocupações relacionadas aos regimes de previdência social, visto que afetará a maioria da sociedade. Olhando sob essa perspectiva e o regime previdenciário brasileiro sendo de repartição simples, onde não se tem uma constituição de reservas, pode-se afirmar, com certeza, que futuramente haverá viabilidade dos trabalhadores pagar a previdência para uma população onde a maioria será idosa? Fundamente sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por GuiFagundes
2
Com o aumento da população idosa, é possível que o Estado tente convencer o resto da população a pagar a previdência. Provavelmente, haverá resistências de setores mais conservadores e, também, uma busca maior pela previdência privada (onde o indivíduo paga gradualmente para conseguir os seus benefícios mais tarde, diminuindo um pouco o sufoco do Estado).
É de se esperar um grande debate pela frente, mas será necessária uma grande mudança social para conseguir suprir essa questão.
Perguntas interessantes