Pedagogia, perguntado por fatimapositivo2, 11 meses atrás

Atualmente nas escolas brasileiras é um grande desafio para o professor trabalhar com crianças que apresentam transtornos psicomotores, pois grande parte destes profissionais encontra-se despreparados para trabalhar com essa realidade, pois devem dar conta do conteúdo programado pela escola, e o(a) aluno(a) deve aprender independente da sua condição.

Segundo José (1997, p. 25) mostra que nestes casos:


a ) As crianças deveriam aprender com os pais, e fazer as primeiras interações e ao longo do desenvolvimento motor e cognitivo se aperfeiçoarem.
b ) Deve-se instalar um setor de orientação educacional, psicológica e pedagógica nas escolas ou para um grupo de escolas seria de grande ajuda.
c ) Os professores deveriam ser orientados a desenvolver um projeto político pedagógico, que teria a elaboração de novos métodos a serem aplicados de forma ideal no atendimento das crianças que apresentam os transtornos de aprendizagem.
d ) Deve-se elaborar uma nova política educacional que priorizasse a educação para esses alunos, que são excluídos do sistema escolar, por possuírem deficiências físicas ou cognitivas significativas.
e ) Os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem estam fadados ao fracasso escolar, mas podem frequentar as escolas e são rotulados de forma geral, como alunos difíceis de se manter em sala de aula.

Soluções para a tarefa

Respondido por nessasch
18
Trata-se de uma interpretação de texto, que não remete a busca de informações em fontes externas. Desta forma, a melhor alternativa que corresponde ao que José (1997, p. 25) disserta acerca da inclusão dos alunos com transtorno psicomotor nos sistemas de ensino é a seguinte:

c) Os professores deveriam ser orientados a desenvolver um projeto político pedagógico, que teria a elaboração de novos métodos a serem aplicados de forma ideal no atendimento das crianças que apresentam os transtornos de aprendizagem.

Esta assertiva é correta, pois o autor não demonstra que os alunos com transtorno psicomotor não estão inclusos do sistema de ensino. Portanto, também não é correto afirmar que há necessidade de serem implantadas políticas de inclusão neste sentido.

O que se torna necessário é a implantação de práticas metodológicas para que seja possível transmitir de forma eficaz o conhecimento ao aluno com transtorno psicomotor, já que este precisa aprender e o professor encontra dificuldades de efetivar este aprendizado. Sendo assim, os docentes devem receber orientações sobre a formulação de projetos políticos pedagógicos que incluam práticas de ensino voltadas aos alunos com alguma limitação psicomotora.


Respondido por melcelebrapcsvxp
20

Resposta certa

Deve-se instalar um setor de orientação educacional, psicológica e pedagógica nas escolas ou para um grupo de escolas seria de grande ajuda.

Perguntas interessantes