"Atualmente está em voga falar em aprendizagem ativa e metodologias ativas. Em poucas palavras, o sentido dessas expressões está relacionado a colocar o aluno como protagonista da aprendizagem, construindo o conhecimento em situações práticas. A aprendizagem ativa pode ser definida como: 'atividades que ocupam o aluno em fazer alguma coisa e, ao mesmo tempo, o leva a pensar sobre as coisas que está fazendo'. " (Bonwell, Eison, 1991; Silberman, 1996. ) Nesse contexto, qual afirmativa é contrária ao conceito de metodologias ativas?
Soluções para a tarefa
De acordo com o enunciado que fala sobre o aluno ser o protagonista de sua aprendizagem nos dias atuais devido às metodologias ativas novas que foram desenvolvidas para que isso fosse possível de ser feito. Podemos dizer que a alternativa que pode ser considerada contrária ao que as metodologias ativas propõem seria a: A exploração dessas características e marcas demanda reconsiderar o currículo e as metodologias que colocam o professor no centro do processo educativo e focam a aprendizagem ativa.
Metodologias ativas
Nos dias atuais os professores possuem um papel de mediador quando falamos de metodologias ativas, visto que antigamente ele era apenas o detentor do conhecimento sem deixar com que os alunos buscassem o conhecimento ou até questionasse o que estava sendo passado para eles.
No entanto, isso mudou muito hoje, sendo que cada vez mais o aluno é o protagonista de sua aprendizagem para que seja possível vivenciar problemas reais e descobrir de meios que o cerca para poder solucionar. Estando cada vez mais ciente e preparado para as coisas da vida, além de se tornar um ser independente e responsável.
O restante do enunciado é:
a.
Criar situações de aprendizagem em que os aprendizes fazem coisas, marcadas pela participação, criação, invenção, abertura dos limites espaciais e temporais da sala de aula e dos espaços formais de educação, integrando distintos espaços de produção do saber, contextos e culturas, acontecimentos do cotidiano e conhecimentos de distintas naturezas.
b.
É importante considerar as práticas sociais inerentes à cultura digital, marcadas pela participação, criação, invenção, abertura dos limites espaciais e temporais da sala de aula e dos espaços formais de educação, integrando distintos espaços de produção do saber, contextos e culturas, acontecimentos do cotidiano e conhecimentos de distintas naturezas.
c.
Criar situações de aprendizagem em que os aprendizes fazem coisas, colocam conhecimentos em ação, pensam e conceituam o que fazem, constroem conhecimentos sobre os conteúdos nas atividades que realizam, bem como desenvolvem estratégias cognitivas, capacidade crítica e reflexão sobre suas práticas.
d.
A exploração dessas características e marcas demanda reconsiderar o currículo e as metodologias que colocam o professor no centro do processo educativo e focam a aprendizagem ativa. CORRETA
e.
Destaca-se como um dos desafios à educação o repensar sobre novas propostas educativas que superem a instrução ditada pelo livro didático, centrada no dizer do professor e na passividade do aluno.
Saiba mais sobre Tecnologia assistivas em: https://brainly.com.br/tarefa/11566198
#SPJ4