História, perguntado por nilsonalmeida147, 6 meses atrás

Atualmente, entende-se por cidadão o indivíduo que goza plenamente dos direitos civis e políticos de um Estado e, em contrapartida, cumpre os deveres estabelecidos na lei. Embora a origem da palavra cidadão seja frequentemente associada ao contexto social da pólis grega, ela deriva do correspondente latino civitas, cujo significado é cidade ou cidadania. O correlato grego é politikos, isto é, “aquele que age na cidade”. Na pólis grega, de modo geral, o exercício dos direitos políticos advindos da cidadania restringia-se aos homens livres nascidos na cidade. Os escravos, os estrangeiros e as mulheres não eram considerados cidadãos e, portanto, estavam excluídos da participação política.

ALVES, Alexandre; OLIVEIRA, Letícia Fagundes. Conexões com a História. São Paulo: Moderna, 2010. p. 105.



A respeito das noções de cidadania e democracia na Antiguidade grega, assinale a afirmação CORRETA:

a)
Os estrangeiros em Atenas, chamados de metecos, participavam ativamente da vida política e constituíam um grupo que detinha a posse da maior parte das terras agricultáveis, sendo os escolhidos para governar, frequentemente.

b)
Em Esparta, até mesmo a população servil detinha direitos políticos, podendo exercer o direito do voto na assembleia, denominada Eclésia.

c)
Atenas foi considerada a pólis democrática por conferir cidadania política a todos os seus habitantes, sem restrições por renda, sexo ou local de nascimento.

d)
Esparta e Atenas são tomadas como modelos distintos de pólis gregas, sendo Atenas a pólis na qual existiu um modelo de democracia direta.

e)
O conceito contemporâneo de cidadania é idêntico ao que existiu na Antiguidade grega, diferindo unicamente no fato de hoje as mulheres terem direito ao voto.

Soluções para a tarefa

Respondido por andresamatoss
3

Resposta:

Letra D

Explicação:

Em Atenas existia a democracia direta, pois os próprios cidadãos faziam a política.

Respondido por coridonisp97ovp
1

Resposta:

alternativa C

Explicação:

por que muito lutaram pelo o direito de voto ,pois muito habitante espartanos não eram considerados cidadãos no país.

Perguntas interessantes