Português, perguntado por Nightdavisao, 11 meses atrás

Atualmente, em que contexto acontece a leitura de haicais no Brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por quartarollilivia
3

Segundo GOGA (1988), o primeiro literato a divulgar o haicai no Brasil foi Afrânio Peixoto (1875-1947), em 1919, através de seu livro “Trovas Populares Brasileiras”, onde prefaciou suas impressões a respeito do poema japonês: “Os japoneses possuem uma forma elementar de arte, mais simples ainda que a nossa trova popular: é o haicai, palavra que nós ocidentais não sabemos traduzir senão com ênfase, é o epigrama lírico. São tercetos breves, versos de cinco, sete e cinco pés, ao todo dezessete sílabas. Nesses moldes vazam, entretanto, emoções, imagens, comparações, sugestões, suspiros, desejos, sonhos... de encanto intraduzível” (GOGA, 1988, p. 22).  

Apesar dessa afirmação, GOGA (1988, p. 23) sustenta que podem existir margens para novos estudos sobre essa evidência histórica, mas considera o testemunho de Jorge Fonseca Júnior (1912-1985), poeta e haicaísta, muito valioso, conforme carta que este o deixou, pouco antes de sua morte, afirmando o pioneirismo de Peixoto na divulgação e cultivo do haicai no Brasil.

Por mais que a figura de Afrânio Peixoto seja a mais importante quanto à difusão do haicai no Brasil, GOGA (1988, p. 26) acredita na possibilidade de que tenha havido outro ou outros divulgadores antes dele, pois, antes de 1919, já haviam sido publicadas muitas obras em português sobre o Japão.

Perguntas interessantes