Atualmente, diversos nações têm na monarquia constitucional parlamentar seu sistema de governo. Um modelo ao qual o monarca exerce apenas o papel de representante nacional como chefe de Estado; enquanto a chefia de governo é exercida por uma liderança parlamentar.
São fenômenos históricos da Inglaterra que contribuíram para a elaboração e consolidação desse modelo:
Guerra das Duas Rosas e a Era Vitoriana
Revolução Inglesa e Restauração
Reforma Protestante e Período Elizabetano
Magna Carta e Declaração de Direitos de 1689
Cercamentos e Atos de Navegação
Soluções para a tarefa
Resposta:
4º Opção: Magna Carta e Declaração de Direitos de 1689
Explicação:
A Magna carta foi um dos principais acontecimentos para a consolidação das monarquias constitucionais pois foi o primeiro documento imposto pela população para a limitação dos poderes dos monarcas e a Declaração dos direitos de 1689 foi uma reafirmação desses limites constitucionais após a Revolução gloriosa.
Os fenômenos históricos que contribuíram para a elaboração e consolidação desse modelo foram: Magna Carta e Declaração de Direitos de 1689. Letra D.
As principais funções de um parlamento compreendem: legislar, desenvolver normas jurídicas, servir como representante da população do país, além disso, também possui a função de realizar fiscalizações sobre o poder executivo.
O parlamento inglês corresponde ao corpo legislativo supremo do Reino Unido, que confere poder soberano parlamentar, sendo composto por duas câmaras, a Casa ou Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns do Reino Unido. A frase “a rainha da Inglaterra reina, mas não governa” pode ser entendida como o fato da rainha não exercer influência marcante para indicar primeiros-ministros e nas questões de administração pública.
Saiba mais sobre o parlamento inglês em: https://brainly.com.br/tarefa/25997963
Bons estudos!