Atualmente, as tecnologias invadiram nossos espaços, inclusive o espaço escolar, sem que percebamos como ela se modifica e nos modifica tão rapidamente. A escrita no papel não é mais a única maneira de se informar ou possibilitar conhecimentos, pois surgiram diversos meios de ensinar e aprender, quase todos frutos de um desenvolvimento tecnológico que já é presente na sala de aula: computador, televisão, tablets, celulares, etc. De certa maneira, as diferentes classes sociais, em determinado momento, entram em contato com algumas dessas formas de conhecimento e informação. Portanto, você, na condição de professor, deve pensar de que modo a escola é instituída como local de aprendizagem. Tendo isso em vista, leve em consideração a situação descrita a seguir. Você foi chamado para trabalhar em uma escola dos anos iniciais, sendo a primeira vez que irá atuar com crianças em processo de alfabetização. a) Como você deve se preparar para exercer a função de alfabetizador tecnológico, inclusive para alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem? b) Que jogos podem ser propostos para auxiliar esses alunos?
Soluções para a tarefa
Resposta: Sobre a questão (A), podemos dizer que, só tecnologia não ajuda o aluno que contém dificuldade pra aprender, seria preciso, uma orientação especial, claro, adicionando matérias pra o devido aluno na tecnologia, mas, com uma certa orientação especial do professor. Já a questão (B), para crianças, jogos de quebra-cabeças, jogos relacionado á mémoria, entre diversos outros jogos pra crianças.
P.S: Ao alguma sala conter qualquer tecnologia em forma de estudo, como "dever" do professor, seria levar um aprendizado especial a todos alunos (Em alunos com dificuldades, aumentar o aprendizado especial) Pois, computador, televisão, tablets, celulares podem atrapalhar os alunos por eles querer verem outras coisas, e assim, não ser o aprendizado que deveria ser passado pra os alunos.
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
a) Na atualidade, a escola, como instituição responsável pela formação básica do cidadão, necessita alfabetizar tecnologicamente, pois precisamos formar sujeitos capazes de lidar com as tecnologias e optar por participação efetiva e consciente na sociedade. Os professores devem, assim, preparar-se permanentemente por meio dos processos de formação continuada.
Vale lembrar que a tecnologia não substitui o professor; ao contrário, ela possibilita a professores e alunos um maior acesso ao conhecimento e a construção de novos tipos de relações de ensino-aprendizagem, como em espaços virtuais, por exemplo. Cabe à equipe escolar notar que não basta colocar alunos e máquinas frente a frente; é preciso promover diálogos que favoreçam a análise crítica de sua utilização e linguagem.
b) Sugestão de jogos digitais que favorecem a aprendizagem:
- jogo da memória;
- caça-palavras;
- som dos animais;
- complete o desenho;
- xadrez;
- dama,