Atualmente as empresas buscam produzir com a menor perda possível, de tempo, recursos e custos, sem deixar de atender aos desejos e necessidades dos clientes. Para atingir esse objetivo, muitas empresas fazem uso do controle estatístico do processo, um dos ramos do controle de qualidade, que trata da coleta, análise e interpretação de dados para a proposta de melhorias e controle da qualidade de produtos e serviços. PEDROZA, Samuel Sales. Controle Estatístico do processo. Unicesumar. 1°ed. Maringá, PR, 2017. Sobre gráficos de controle, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso e, em seguida, assinale a alternativa correta. I - Conhecer os efeitos dos desvios da normalidade sobre gráficos de controle x e R é importante, pois com isso é possível mostrar que os limites de controle são pouco afetados pela violação da suposição de normalidade e podem ser empregados a não ser que a população seja extremamente diferente da normal. II - O gráfico x é utilizado com o objetivo de controlar a média do processo, enquanto o gráfico s é empregado para o controle da variabilidade do processo considerado. III - Para processos para os quais a taxa de produção é baixa, não sendo então conveniente permitir que tamanhos amostrais superiores a 1 se acumulem para que a análise dos resultados possa ser efetuada, os gráficos x e AM são os mais indicados.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Olá,
I. Verdadeiro. É preciso realmente conhecer os desvios e seus respectivos efeitos, tratando-se de R e X, pois desde que a população abordada seja normal, os limites não serão violados.
II. Verdadeiro. A média do processo precisa ser controlada, e essa é exatamente a função do gráfico X. Já o gráfico S possui o objetivo de averiguar a viabilidade de um processo.
III. Verdadeiro. Para o caso de baixa produção os gráficos AM e X são os mais indicados.
Todas as afirmações são verdadeiras.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes