Atualmente as condições oferecidas pelas cidades dificultam a mobilidade das pessoas realizarem suas atividades, influenciando a exclusão social. Porém, existem ações e práticas que permitem melhorar a acessibilidade nos espaços, sejam públicos ou privados. Diante disso, é importante a compreensão da responsabilidade e acessibilidade física, de comunicação e atitudinal, cujo significado é fazer com que as pessoas entendam a necessidade da implantação da acessibilidade, compreendendo e promovendo nos espaços onde atuam, vivem ou frequentam; garantindo a inclusão, participação e o entendimento das pessoas com limitações. Dessa forma, podemos conceber um projeto onde atenda as necessidades e possibilidades das pessoas, para auxiliar na inclusão de todos.
I - É muito importante vivenciar informações sobre as limitações, para entender a dificuldade de cada um. Principalmente os profissionais de design, tem um papel importante na sociedade, de criar elementos e situações que possibilitem a inclusão e acesso a todos.
PORQUE
II - Não somente relacionados a ter socialização e adaptação física, mas também acesso à cultura, à arte e à educação; atribuindo um papel no mundo que rompemos barreiras e unimos forças para a inclusão de todos.
É correto afirmar que:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são falsas e a I é uma justificativa da II.
A asserção I é verdadeira e II falsa, onde a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa e a II verdadeira.
Soluções para a tarefa
Olá!
Felizmente, nos dias atuais, a preocupação com a acessibilidade cresce a olhos vistos. Muito embora esse esforço seja louvável, ele seria inútil se essa mentalidade não atingisse os profissionais certos.
O Papel de engenheiros, arquitetos, designers e afins neste processo é imprescindível, visto que nossa arquitetura urbana deve abranger para chegar ao fim de incluir.
Logo:
I - É claro que as obras podem seguir regras pré-fundamentadas em busca da inclusão, mas tudo ficaria muito mais eficiente caso esses profissionais vivenciassem situações em que o fator inclusão não estiver presente. Logo, esta assertiva está correta.
II - Claramente o intuito de incluir é abranger em todos os aspectos sociais, bem como a cultura, lazer, entre outros pontos. Logo, esta assertiva está correta, mas não necessariamente é justificada pela primeira, já que a primeira trata do deficiente físico somente, e esta não necessariamente se trata deste.
A alternativa correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras.