Ed. Física, perguntado por jaquesilvajs251, 9 meses atrás

Atualmente, alguns países adotaram a prática de realizar biópsias de músculos do membro inferior em atletas de pista (corridas de longa e de curta distância).

Você é profissional da área da saúde e tem um paciente que foi submetido a esse exame. O resultado apresentou 70% de fibras brancas na constituição do músculo vasto lateral.

O que isso significa? Esse exame é eficaz? Pode ser importante para o atleta? A genética do atleta tem a ver com seu desempenho? O que são fibras brancas e vermelhas? São a mesma coisa do que fibras rápidas e lentas?

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
54

O resultado do exame significa que o individuo possui maior quantidade de fibras rápidas, geralmente usadas em atividades de curto prazo, são mais fortes do que as fibras vermelhas.

É um resultado muito importante para o atleta, pois ele pode adaptar o treino para mudar ou melhorar o tipo de fibra que necessidade.

A genética do atleta é extremamente importante no seu desempenho, pois irá determinado as aptidões físicas do mesmo, claro que o treino é importante, mas o potencial inato também é.

As fibras brancas são fibras de contração rápida, as fibras vermelhas de contração lenta. As brancas são mais usadas em atividades de curta duração, são mais fortes, já as vermelhas são mais resistentes, usadas em atividades de longa duração.

Espero ter ajudado!

Respondido por emilaine2014sjb
12

Resposta:

O resultado significa que as fibras musculares da coxa do atleta são predominantemente de contração rápida.

O exame é eficaz, pois, ao microscópio óptico, as fibras são visualizadas claramente e classificadas.

O exame pode ser importante para a tomada de decisões quanto a que tipo de modalidade esportiva é a mais vantajosa para o atleta.

A genética influencia fortemente na quantidade e nos tipos de fibras lentas.

Perguntas interessantes