Atualmente, a questão social passa a ser objeto de um violento "processo de criminalização" que atinge as classes subalternas. Recicla-se a noção de "classes perigosas" — não mais laboriosas —, sujeitas a repressão e extinção. A tendência de naturalizar a questão social é acompanhada da transformação de suas manifestações em objeto de programas assistenciais focalizados de "combate à pobreza" ou em expressões da violência aos pobres, cuja resposta é a segurança e repressão oficiais. M. V. Iamamoto. Serviço social em tempo de capital fetiche. Capital financeiro e questão social. São Paulo: Cortez, 2007, p.163 (com adaptações).
A respeito do assunto abordado no texto acima, julgue os itens subsequentes.
I.As estratégias para responder à questão social têm sido pautadas por projetos político-institucionais semelhantes, os quais presidem a estruturação legal e a execução das políticas sociais desde o final dos anos 70 do século passado.
II.A noção de "classes perigosas" remete ao passado, quando a questão social era compreendida como caso de polícia, em vez de ser objeto de uma ação sistemática do Estado.
III.No Brasil, quando se afirma a hegemonia do capital agrário, emerge, sob novas formas, a questão social, assim como as respostas do Estado aos conflitos e problemas sociais.
IV.Devido à profunda desigualdade social existente no Brasil, é possível reduzir a "questão social" à situação de exclusão social
Estão corretas:
Alternativas:
a)
Somente I
b)
Somente II e III
c)
Somente II
d)
Somente III
e)
Somente III e IV
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
resposta correta é a letra (c)
Perguntas interessantes