Atualmente, a noção de patrimônio engloba as categorias de histórico, cultural, material, imaterial e genético. A última é a mais recente, ganhando relevância nos estudos acadêmicos nos últimos anos. Trata-se basicamente da ideia de que um país também tem como patrimônio a sua própria natureza e os seus conhecimentos tradicionais.
Tendo em vista esses dois elementos básicos para a compreensão do que é patrimônio genético, protegido por lei no Brasil, quais são os seus objetos específicos de preservação?
a.
História e memória.
b.
Recursos genéticos.
c.
Microrganismos e bioma.
d.
Formas de vida vegetal.
e.
Biodiversidade e povos indígenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Patrimônio Genético (PG) compreende-se como um conjunto de informações de origem genéticas presentes em plantas, animais e microrganismos, tanto no todo como em suas partes (cascas, folhas, raízes, pelos, penas, peles, etc.)
Com base nisso, a alternativa correta é a B por identificar os recursos genéticos com pertencentes ao Patrimônio Genético
Explicação:
Principais características do Patrimônio Genético brasileiro
- O patrimônio genético brasileiro é encontrado no território nacional pelos seres vivos que habitam nesse território ou são os que ganharam características próprias ao longo do tempo.
- o acervo do patrimônio genético no país é utilizado para pesquisas e estudos que operam para o desenvolvimento de produto, a exemplo de remédios, perfumes e cosméticos.
- A Lei 13123 de 2015 aprovada pelo Congresso Nacional, permite o livre acesso ao patrimônio genético, com objeto de proteger os dados e ampliar o conhecimento tradicional da conservação e sustentabilidade da biodiversidade.
Aprenda também sobre a sustentabilidade aqui: https://brainly.com.br/tarefa/8380545
Resposta: E
Biodiversidade e povos indígenas.
Explicação:
O patrimônio genético está relacionado às informações genéticas de animais e plantas de determinada região ou país. Além disso, trata das culturas autóctones e de seus conhecimentos, saberes e práticas. Portanto, o patrimônio genético está ligado à biodiversidade e aos povos indígenas, sendo protegido pela Lei n. 13.123/2015 no Brasil. Logo, seus objetivos específicos não são a história e a memória, nem somente microrganismos, bioma ou, exclusivamente, a vida vegetal. Também não é possível dizer que o patrimônio genético esteja ligado aos recursos genéticos, tendo em vista que o último é uma visão utilitarista da natureza.