Atualmente, a necessidade de atuação do setor público na economia é uma realidade, mas nem sempre foi assim. Em alguns momentos da nossa história e da história mundial, essa intervenção era vista como retardatária e desnecessária. Por outro lado, há ainda quem diga que essa necessidade de intervenção via funções alocativa, distributiva e estabilizadora, muito mais atrapalha do que ajuda. Assim sendo, essas visões (favoráveis ou contrárias) dependem muito da corrente defendida por seus doutrinadores.
DIAS, Diego F.; MONTEIRO, Daniela C. Economia do Setor Público. Maringá: UniCesumar, 2017.
Considerando o enunciado acima e as ideias que ele transmite, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas:
I. Observou-se, no mundo capitalista, ao final do Século XIX e início do século XX, a formação de grandes monopólios. Assim sendo, a oferta passou a sofrer limitações e os preços começaram a aumentar. Isso fez com que os governos iniciassem uma reflexão sobre o seu verdadeiro papel na economia.
PORQUE
II. O pensamento que predominava naquela época era o da “mão invisível” de Adam Smith, que difundia a ideia de que os mercados eram autorreguláveis e, portanto, não precisavam de intervenção do Estado.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Olá,
I. Verdadeiro. No final do século XIX e início do XX começaram a surgir os trustes, cartéis e monopólios, visto que as organizações que conseguiram acumular grandes quantias de capital começaram a comprar e barrar seus concorrentes, tomando fatias significativas dos seus respectivos mercados.
II. Verdadeiro. O pensamento que guiava a economia da época era o de Adam Smith, que em sua obra O Capital utiliza o argumento de que a lei da oferta e da demanda seria capaz de autorregular o mercado. Sem nenhum tipo de regulamentação, algumas organizações começaram a se tornar cada vez mais poderosas, realizando trapaças no mercado.
É correta a Alternativa 2.
Espero ter ajudado!
RESPOSTA - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. Conforme livro....