Atualmente, a maior parte da população mundial vive nas cidades. No caso do Brasil, a transição demográfica (de rural para urbano) ocorreu na década de 1960.
Pergunta 1: Quais os motivos que levaram grande parte da população para as cidades?
A maior parte dos países do continente africano (em sua maioria países subdesenvolvidos) tem sua população na zona rural. População muito dependente da agricultura e pecuária.
Pergunta 3: O que faz com que essa população se encontre nas áreas rurais?
Países desenvolvidos apresentam baixo crescimento populacional. A taxa de fertilidade (número de filhos entre as mulheres em período reprodutivo) é extremamente baixo.
Pergunta 4: Quais os motivos que levam essas mulheres a terem poucos ou até nenhum filho?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Urbanização é o crescimento das cidades, tanto em população quanto em extensão territorial. É o processo em que o espaço rural transforma-se em espaço urbano, com a consequente migração populacional do tipo campo–cidade que, quando ocorre de forma intensa e acelerada, é chamada de êxodo rural.
Espaço urbano e espaço rural
Em termos de área territorial, no mundo atual, o espaço rural é bem mais amplo do que o espaço urbano. Isso ocorre porque o primeiro exige um maior espaço para as práticas nele desenvolvidas, como a agropecuária, o extrativismo mineral e vegetal, além da delimitação de áreas de preservação ambiental e florestas em geral.
No entanto, em termos populacionais e em atividades produtivas no contexto econômico e capitalista, a cidade, atualmente, vem sobrepondo-se ao campo. Caso tenha mais interesse nesse tema, leia nosso texto: Espaço urbano e espaço rural.