Atualmente, a informação está disponível e, na maioria das vezes, ao alcance de todos, sendo distribuída simultaneamente em diferentes modalidades, tais como rádio, televisão, jornais, Internet, entre outras. Ao professor cabe fazer o uso consciente dessas diferentes fontes e, dessa forma, propor aos alunos uma análise crítica das informações acessadas, com o intuito de transformá-las em conhecimento.
Coloque-se no lugar de Olívia e, levando em consideração as características da turma, descreva uma sequência de atividades que você desenvolveria com os alunos utilizando diferentes fontes de informação para abordar algum conteúdo de Ciências.
Soluções para a tarefa
Padrão de resposta esperado
Embora cada proposta de atividade possa englobar ideias diversas, veja um exemplo a seguir:
Colocando-me no lugar de Olívia, iniciaria uma sequência de atividades com a turma com o objetivo de abordar o conteúdo "plantas" na área de Ciências da Natureza.
Na primeira aula, explicaria aos alunos a proposta da atividade e iniciaria com a apresentação. Em seguida, pediria que os alunos acessassem a ¨enciclo¨ nos celulares, podendo utilizar em duplas e/ou trios na falta de aparelhos ou acesso para todos os alunos. Nesta aula, os alunos fariam a pesquisa utilizando a ¨enciclo¨ como principal fonte de pesquisa, pois, a partir dela, outras fontes seriam utilizadas. Também disponibilizaria na sala de aula alguns livros da biblioteca, já pré-selecionados, assim como vídeos e sites da Internet. Na consulta à ¨enciclo¨ , os alunos teriam que escolher um tipo de planta: árvores, flores, frutas e vegetais ou outras plantas. Ainda, dentro da opção de um dos tipos, por exemplo, sendo a escolha árvore, escolheriam um tipo de árvore.
Para dar continuidade à proposta, as demais atividades seriam realizadas, em boa parte, fora da sala de aula. Os alunos formariam grupos de acordo com o tipo de planta escolhido. Caso muitos escolhessem o mesmo tipo, pediria para que realizassem nova pesquisa até os grupos estarem completos e distribuídos de forma homogênea. A ideia é que os alunos pesquisassem em casa o tipo de planta escolhido para fazer uma comparação com o que foi apresentado pela enciclopédia e o que eles têm na própria residência. Caso o tipo de planta seja diferente, os alunos deveriam pesquisar nome, origem e características principais para apresentar aos colegas.
Considerando que a principal característica da turma é a facilidade de comunicação, a apresentação seria realizada de forma diferente. Os alunos deveriam criar um vídeo, seguindo alguns critérios estabelecidos em sala de aula, como tempo de duração, roteiro do vídeo, apresentação das plantas. Os vídeos seriam postados ao final da apresentação de todos os grupos, em um canal criado pelo professor, que teria o nome "Canal de Ciências da Turma", pois a proposta seria realizar outros vídeos, abordando outras temáticas na área de Ciências que não apenas "plantas". Como professor, faria uma pesquisa das plantas existentes na escola e faria o vídeo seguindo o mesmo critério. O canal seria apresentado às demais turmas da escola na Feira de Ciências.