Atualmente a alfabetização científica é determinante no desenvolvimento de uma sociedade. Entendemos como alfabetização científica as ações que têm como objetivo desenvolver nos estudantes a capacidade de compreender e interpretar o mundo de maneira crítica e atuante em relação à ciência, ao meio ambiente, à sociedade e às tecnologias. Em um contexto social democrático, o conhecimento liberta o indivíduo, por meio de informações e interpretações claras, fornecendo meios para que participe e transforme suas decisões.
BARREIROS, Glaucia Britto. Prática de Ensino: Princípios Legais e Didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia. Maringá-PR.: Unicesumar, 2021. [Unidade 1, p. 15].
O ensino de ciências e o ensino de biologia são caminhos para essa alfabetização, pois:
I. Quando planejado e desenvolvido de modo crítico e reflexivo, promove ao estudante a capacidade de tomada de decisões, bem como desenvolvimento do espírito crítico para reconhecer e combater informações incorretas e falsas.
II. O ensino de ciências e o ensino de biologia esclarece como a ciência é construída e o seu papel de explicar os fenômenos, por meio de investigações e experimentos; incentiva a problematização de questões sociais e a busca reflexiva pela resolução de problemas; desperta o estudante para as evoluções teóricas e tecnológicas capazes de facilitar e melhorar nosso bem-estar no mundo e alerta para a ausência de neutralidade na ciência e tecnologia, produtos intelectuais da humanidade que podem trazer benefícios ou danos irreparáveis.
III. O ensino de ciências e biologia estimula a argumentação de conhecimentos, prezando pelo debate e respeito à diversidade de ideias, ressignificando, desse modo, a visão da ciência e do cientista, identificando que estes profissionais e a sociedade como um todo precisa de valores, princípios éticos e responsabilidades para respeito mútuo e a preservação do ambiente em que vivemos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 5
Explicação:
Página 15 do livro em pdf.
Resposta:
Alternativa 05
Explicação:
De modo bastante organizado, atualmente a alfabetização científica é determinante no desenvolvimento de uma sociedade. Entendemos como alfabetização científica as ações que têm como objetivo desenvolver nos estudantes a capacidade de compreender e interpretar o mundo de maneira crítica e atuante em relação à ciência, ao meio ambiente, à sociedade e às tecnologias. Em um contexto social democrático, o conhecimento liberta o indivíduo, por meio de informações e interpretações claras, fornecendo meios para que participe e transforme suas decisões.
O ensino de ciências e o ensino de biologia são caminhos para essa alfabetização, pois quando planejado e desenvolvido de modo crítico e reflexivo, promove ao estudante: a capacidade de tomada de decisões; desenvolvimento do espírito crítico para reconhecer e combater informações incorretas e falsas; esclarece como a ciência é construída e o seu papel de explicar os fenômenos, por meio de investigações e experimentos; incentiva a problematização de questões sociais e a busca reflexiva pela resolução de problemas; desperta o estudante para as evoluções teóricas e tecnológicas capazes de facilitar e melhorar nosso bem-estar no mundo; alerta para a ausência de neutralidade na ciência e tecnologia, produtos intelectuais da humanidade que podem trazer benefícios ou danos irreparáveis; por fim, o ensino de ciências e biologia estimula a argumentação de seus conhecimentos, prezando pelo debate e respeito à diversidade de ideias, ressignificando, desse modo, a visão da ciência e do cientista, identificando que estes profissionais e a sociedade como um todo precisa de valores, princípios éticos e responsabilidades para respeito mútuo e a preservação do ambiente em que vivemos.