Psicologia, perguntado por cassia329, 9 meses atrás

atualidade sobre wundt?​

Soluções para a tarefa

Respondido por gpazboniatti
1

Resposta:

A definição de psicologia apresentada por Wundt pode ser assim resumida: a psicologia é uma ciência empírica cujo objeto de estudo é a experiência interna ou imediata (cf. Wundt, 1896a, 1896b). No entanto, nessa definição, aparentemente simples, há uma expressão que precisa ser esclarecida, a saber, 'experiência imediata', que fundamenta toda a psicologia wundtiana.

O objetivo da ciência natural consiste, no sentido mais geral, no conhecimento da realidade objetiva, isto é, dos objetos, cuja existência real deve ser pressuposta após a abstração das características que lhe foram atribuídas exclusivamente pela atividade subjetiva de representação. Em consequência disso, a ciência natural nunca pressupõe os objetos como eles são imediatamente dados, como reais. Ao contrário, seu modo de conhecer é mediato e conceitual, na medida em que o objeto que resta, após a abstração de certos elementos da experiência imediata, só pode ser pensado conceitualmente (Wundt, 1896a, p. 24 - itálicos no original).

A psicologia desfaz novamente esta abstração realizada pela ciência natural para poder investigar a experiência em sua realidade imediata. Ela fornece, portanto, informações sobre as interações dos fatores subjetivos e objetivos da experiência imediata e sobre o surgimento dos conteúdos particulares desta última, assim como de sua relação. A forma de conhecimento da psicologia é, pois, em contraposição à da ciência natural, imediata e intuitiva, na medida em que a própria realidade concreta, sem a utilização de conceitos auxiliares abstratos, é o substrato de suas explicações (p. 12 - itálicos no original)

Uma auto-observação planejada, como é recomendada pela maioria dos psicólogos, é apenas uma fonte de autoilusões. Pois, como neste caso o sujeito que observa coincide com o objeto observado, é óbvio que o direcionamento da atenção para os fenômenos modifica os mesmos. Além disso, uma vez que em nossa consciência o espaço para muitas atividades simultâneas diminui com o aumento na intensidade das mesmas, tal modificação consiste quase sempre na supressão geral dos fenômenos que se querem observar (Wundt, 1883, 2, p. 482).

Explicação:

Respondido por jujubeckerlokinha
0

Resposta:

Wilhelm Wundt (1832-1920), pai da psicologia moderna, criou em Leipzing (1879), o primeiro laboratório experimental de Psicologia. Tornando ela científica a partir deste momento para os moldes do Positivismo de August Comte.

Propôs três objetivos e os cumpriu.

Primeiro uma psicologia experimental, para ser reconhecida como ciência, o estudo da consciência imediata por meio do método introspectivo.

Segundo objetivo, a criação de uma metafísica/filosofia científica. Porém, para os positivistas uma ciência que se proponha a ser metafísica seria um retrocesso.

Terceiro Objetivo era a criação de uma Psi Social, em 20 anos escreveu a Psicologia das Massas/Povos. Esses temas são fenômenos coletivos que não poderiam ser reduzidos a consciência individual, logo não poderiam ser observados em laboratório.

Explicação:

Perguntas interessantes