Geografia, perguntado por marcosoutronive1, 1 ano atrás

atual situação de descendentes de indígenas na américa do norte ?
RESUMIDO PLEASEE

Soluções para a tarefa

Respondido por tainacruzcosta1
3
A tribo apache Mescalero está nas Montanhas Sacramento no Sul do Novo México. Foi reconhecida formalmente pelos Estados Unidos no ano 1874. Seus habitantes são descendentes da tribo original dos apaches Mescalero, os apaches Lipan, e os Chiricahua. Os Lipan e os Chiricahua vieram para a Mescalero em 1903 e 1912, respectivamente, depois de que sofreram as guerras com os Estados Unidos. A tribo apache Jicarilla está nas Montanhas San Juan no Norte do Novo México, na fronteira do Estado de Colorado. Historicamente, os Jicarilla faziam comércio e agricultura ao lado de Taos Pueblo e Picuris Pueblo. 

SIOUX 
Os sioux resistiram aos brancos até 1890, quando foram destruidos. Atualmente os remanescentes vivem em reservas nos estados de Dakota do Norte e Dakota do Sul, nos EUA. 

NAVAJOS 
A tribo vive numa reserva no nordeste do Arizona e continua em partes do Novo México e Utah. É a maior reserva indígena dos Estados Unidos, estendendo-se por uma enorme área que vai desde Grants no Novo México, até o Grand Canyon, no Arizona; de Holbrook, no centro do Arizona até o Rio San Juan, já no Colorado, inclui Monument Valley, parte do Deserto Pintado e parte da Floresta Petrificada. De acordo com o censo estadunidense de 1990, o total de índios navajos era de 220 mil, vivendo em 6 milhões de hectares, com um produto interno bruto estimado em 50 milhões de dólares. 

ASTECAS 
Os astecas foram derrotados e sua civilização destruída pelos conquistadores espanhóis, comandados por Fernando Cortez. 

MAIAS 
As maiores populações de maias contemporâneos encontram-se nos estados mexicanos de Yucatán, Campeche, Quintana Roo e Chiapas, e nos países da América Central Belize, Guatemala, e nas regiões ocidentais de Honduras e El Salvador. 

CHEROKEE 
Na época da Guerra de Independência dos EUA (1776-1783), disputas quanto à acomodação de colonos brancos nas terras indígenas, em sucessivas violações de acordos anteriores, levaram vários cherokee a abandonar seu território original. Estes primeiros dissidentes se mudaram para o outro lado do Rio Mississípi, para áreas que depois seriam os estados ianques do Arkansas e do Missouri. Por volta do ano 1800, seus assentamentos estavam estabelecidos nas bacias dos rios St. Francis e White. Mais tarde, havia tantos cherokees nestas áreas que o governos dos EUA acabou estabelecendo uma Reserva Indígena Cherokee no Arkansas, do norte do rio Arkansas até a margem sul do rio White. Vários destes índios removidos ficaram conhecidos como a tribo Chickamauga. Liderados pelo cacique Canoa Arrastada, os chickamauga se aliaram com os shawnee e fizeram ataques contra colónias dos brancos. Outros líderes cherokee que viveram no Arkansas foram Sequoyah, Sapo Fresco e O Holandês
Perguntas interessantes