atuaçao dos ingleses na África
Soluções para a tarefa
Resposta:
Entre o final do século XVII e meados do século XIX os Ingleses assumiram a frente da colonização do continente africano. Por serem uma potência econômica no período, com os resultados da Revolução Industrial já consolidados, a Inglaterra vai liderar a exploração da África, interferindo, inclusive, na questão da escravidão, levantando a bandeira contra o tráfico atlântico, já em declínio. Assim, encaminham o comércio africano para a exportação do ouro, diamantes e tapetes, marcando a dominação inglesa em seu mercado.
Estabelecem assim novas colônias na costa africana. Vários foram os Estados africanos colonizados pelos ingleses. São eles: África do Sul, Egito, Sudão, Gana, Nigéria, Somália, Serra Leoa, Tanzânia, Uganda, Quênia, Malawi, Zâmbia, Gâmbia, Lesoto, Maurícia, Suazilândia, Seicheles e Zimbábue.
Explicação:
Entre 1880 e 1914 todo o continente africano foi dominado pelos europeus. Esse domínio está relacionado ao desenvolvimento do capitalismo ocidental que precisava de matérias primas para a indústria, mão-de-obra barata para extração das mesmas e mercados consumidores e com esta intenção passou a explorar o território e os povos africanos.
Antes mesmo da exploração efetiva e da divisão do continente entre os países europeus, expedições foram enviadas à África para o reconhecimento geográfico do território. Já no início do século XIX o governo inglês financiou expedições de reconhecimento para futura exploração.
As nações europeias disputavam territórios em busca da ampliação de sua presença em África. Para resolver esta rivalidade uma convenção feita nos anos de 1884 e 1885, a chamada Conferência de Berlim. Foi nesta conferência que aconteceu a Partilha da África entre as nações europeias. Entre as mais beneficiadas, que ficaram com a maior parte do território, estão Inglaterra e França.
Os britânicos fixaram-se em Gâmbia, Serra Leoa e Nigéria e continuaram a explorar Zanzibar e Egito, este último já controlado pelos britânicos desde 1882. Outro ponto de interesse foi a África Austral, na África do Sul, onde exploraram os diamantes.