Atribui-se a Sócrates a inauguração da ética no campo da reflexão filosófica. Uma passagem importante da vida de Sócrates é o momento em que o seu amigo, Querofonte, consulta o Oráculo de Delfos buscando saber quem é o homem mais sábio do mundo. Sem titubear, o oráculo responde: Sócrates. Ao saber disto, o filósofo busca entender o motivo de ser apontado como dotado de tanta sabedoria, lembra-se da inscrição do pórtico do Templo de Delfos, “Conhece-te a ti mesmo” e percebe que o _____________ é um bom caminho para a virtude.
1. Complete a lacuna acima: *
1 ponto
a) Conhecimento filosófico.
b) Autoconhecimento.
c) Saber mítico.
d) Autocuidado.
uma ajudinha aqui por favor ?
Soluções para a tarefa
É o autoconhecimento a aposta de Sócrates para alcançar a virtude. Logo, a alternativa B é a correta.
Sócrates preocupava-se com a busca da verdade e, por buscá-la, foi condenado e morto. Acima de tudo, sua vida filosófica é exemplo de como a busca pela verdade é perigosa e só pode ser feita honestamente quando se coloca a vida em risco.
Sócrates, por isso, andava pelas ruas de Atenas perguntando aos seus concidadãos o conceito de virtude, de coragem, de beleza, de amizade etc.. Percebia, com as respostas, que os atenienses não sofriam tanto de ignorância pura e simples, mas sim de ignorância da própria ignorância: não notavam que suas respostas eram insuficientes e, ainda assim as enunciavam com empáfia e arrogância. Por isso, Sócrates desenvolveu o método dialético, utilizou da ironia e buscou parir ideias (segundo sua metáfora) verdadeiras de seus interlocutores.
O método socrático é o método de investigação próprio da filosofia, ou seja: é a busca incessante e rigorosa pela Verdade.
Sócrates utilizava, para isto, a dialética. Por meio da dialética, a investigação da verdade contrapunha opiniões e definições diferentes e peneirava os argumentos para melhor fazer enxergar a verdade os dois interlocutores.
O discurso dialético socrático, assim, é o discurso ideal para uma investigação franca e de boa-fé em busca da verdade, seja em família, entre amigos ou entre colegas de profissão.
Em contraposição, o discurso retórico sofista é ideal apenas para momentos em que debates públicos ocorrem, quando o convencimento do público se faz mais necessário do que a investigação honesta pela verdade.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/2444110