Através de uma aplicação do método comparativo, creio poder demonstrar ser provável que o sacerdote representou em sua pessoa o deus do bosque – Virbius - e que seu sacrifício foi visto como a morte do deus. Isso levanta a questão sobre o significado de difundido costume de se matar homens e animais vistos como divinos.... O Ramos de Ouro, creio poder demonstrar, era o visco e os sacrifícios humanos que seu culto; e, por outro lado, com a lenda nórdica da morte de Balder. O que quer que se pense das teorias, descobrirão que ele contém um grande estoque de costumes muito curiosos, muitos dos quais podem ser novidade mesmo para antropólogos reconhecidos. A semelhança de muitos desses e ideias selvagens com as doutrinas fundamentais da cristandade é admirável. Mas não faço referência ( a esse paralelismo, deixando que meus leitores tirem suas proporias conclusões, de uma maneira ou outra.( FRAZER, J aupd CASTRO, C evolucionismo cultural: Textos de Morgan, Tylor e Frazer.
Questão 1-
“Através de uma aplicação do método comparativo, creio poder demonstrar ser provável que o sacerdote representou em sua pessoa o deus do bosque- virbius- e que seu sacrifício foi visto como a morte do deus. Isso levanta a questão sobre o significado do difundido costume de se matar homens e animais vistos como divinos”.
Assim como Tylor e Morgan, Frazer é um dos autores hoje reconhecidos como evolucionistas culturais. Sobre o “método comparativo” utilizado pelos evolucionistas culturais e referido por Frazer no texto acima, é correto afirmar que:
A) Remete-nos a uma visão da cultura como algo especifico a cada sociedade humana, ou seja, algo que não se pode ser comparado nem medido.
B) Remete-nos a uma visão da história como algo especifico a cada sociedade humana, ou seja, a uma leitura que critica a noção de evolução histórica da humanidade.
C) A antropologia clássica, como a antropologia cultural de Boas ou a antropologia estrutural funcionalista de Radcliffe Brown, critica o método comparativo utilizado pelos evolucionistas culturais.
D) O método comparativo utilizado pelos evolucionistas culturais é utilizado até hoje por antropólogos sociais e culturais contemporâneas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
estou com duvida entre a C e a D
Perguntas interessantes
Matemática,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás