Através de um método de alfabetização de jovens e adultos, criado na década de 1960, Paulo Freire contribui até os dias de hoje no direito ao aprendizado da leitura e escrita. A sua proposta quando um dia for colocada em prática, não haverá mais aulas sem conexão com a realidade, haverá sim, coerência sobre o que se diz e o que se faz, tornando a escola um espaço para participação e exercício da cidadania e não um lugar sem sentido.
A proposta da ATD1 consiste em analisar as relações dos aspectos considerados relevantes nas aulas da plataforma e o vídeo “Paulo Freire e o legado para a educação” (abaixo) da Universidade Federal de Minas Gerais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Para Paulo Freire, criador da pedagogia freiriana, a educação era representada como um instrumento de transformação social, principalmente para adultos que se encontravam na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), os quais sofriam de maior preconceito e discriminação por diversos fatores.
Desta forma, para o educador, era preciso estimular os jovens ao protagonismo e a autonomia, de forma que os professores atuassem somente como mediadores, a fim de potencializar o aprendizado.
Perguntas interessantes