Filosofia, perguntado por MinahMoon, 10 meses atrás

Através da charge e seus conhecimentos, explique Panteísmo Spinozista.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por AnnyaHerondale
4

Resposta:

Primeiramente, é necessário entender o que é Panteísmo Spinozista:

Definição Spinozista de Panteísmo: O Panteísmo significa “tudo é Deus”. É um modo de pensamento que identifica Deus ao Universo, Natureza. Panteísmo afirma a unidade de toda a realidade e o divino desta unidade.

Definição de Panteísmo (1): Crença de que Deus e todo o universo são uma única e mesma coisa e que Deus não existe como um espírito separado. O panteísmo ensina que Deus é todo o universo, a mente humana, as estações e todas as coisas e idéias que existem. A palavra panteísmo vem de dois termos gregos que significam tudo e deus.

Definição de Panteísmo (2): Doutrina que concebe Deus como a única realidade verdadeira e o mundo como uma realidade subordinada, emanação ou “processo de Deus”, segundo Spinoza.

Definição de Panteísmo (3): Sistema filosófico que identifica a divindade como o mundo e segundo o qual Deus é o conjunto de tudo quanto existe.

Em seguida, conclui-se que a charge exemplifica o debate acerca da verdadeira definição de Panteísmo e, Spinoza, como defensor do direito natural oriundo de um único Deus, argumenta em sua definição de Panteísmo, que Deus não apenas estaria presente em todas as coisas do Universo de uma forma "natural" e harmônica ás leis do homem, como também faria parte de cada ser vivo, sendo esse Deus único, infinito e a representação da vida em si.

Espero ter ajudado! ;) Marque como melhor resposta s2

Perguntas interessantes