Direito, perguntado por denisep1adm, 4 meses atrás

Atos de preconceitos como o relatado no caso do goleiro Aranha estão presentes em diversas situações diárias. Nesse sentido, apresente um conjunto de, no mínimo, três exemplos de atos de preconceito racial, de maneira velada ou escancarada, a que pessoas afrodescendentes estão sujeitas

Soluções para a tarefa

Respondido por tiagocicilio
1

Resposta:

Infelizmente, há inúmeros casos de preconceito racial dentro e fora do campo de futebol que podem ser listados, três deles são:

  1. o episódio em um campeonato europeu onde jogaram bananas no campo perto do jogador brasileiro Daniel Alves;
  2. o entregador que sofreu ofensas de cunho racistas em um condomínio em Valinhos, São Paulo;
  3. o caso do jovem Matheus Fernandes, agredido e ameaçado por dois homens em um centro comercial no Rio de Janeiro.

Veja mais sobre preconceito racial em:

https://brainly.com.br/tarefa/8540531

Anexos:
Respondido por fbrnogq
2

Resposta:

a) A discriminação pode ocorrer devido a origem étnica, cor de pele, feições faciais ou mesmo tipo de cabelo, incluindo comportamentos como comparar pessoas com animais, criticar um tipo específico de cabelo como sendo feio ou ruim, entre outros. Podemos também citar como um ato de preconceito racial o fato de homens e mulheres afrodescendentes serem confundidos(as) com criminosos(as) ou como indivíduos perigosos apenas pela sua cor de pele, sendo que, muitas vezes, são barrados em lojas e supermercados. Outro tipo de preconceito racial é aquele desenvolvido no âmbito de trabalho, em grupos de amigos ou até mesmo em universidades em que os afrodescendentes são submetidos a brincadeiras e chacotas racistas, mas de maneira velada.

b) A discriminação e o preconceito racial estão presentes na esfera do trabalho. Como exemplo, podemos citar o pensamento comum que estabelece estruturas de hegemonia que vinculam negros a postos de serviços subordinados, social e economicamente inferiores. Uma rápida pesquisa em sites confiáveis como Data Folha ou IBGE demonstra empiricamente que o índice de desemprego de pessoas que se declaram de cor preta é muito maior do que o índice da população parda ou branca.

Explicação:

Perguntas interessantes