ATO INSTITUCIONAL Nº 5
Art. 1º - São mantidas a Constituição de 24 de janeiro de 1967 e as Constituições estaduais, com as modificações constantes deste Ato Institucional.
Art. 2º - O Presidente da República poderá decretar o recesso do Congresso Nacional, das Assembléias Legislativas e das Câmaras de Vereadores, por Ato Complementar, em estado de sítio ou fora dele, só voltando os mesmos a funcionar quando convocados pelo Presidente da República.
Art. 3º - O Presidente da República, no interesse nacional, poderá decretar a intervenção nos Estados e Municípios, sem as limitações previstas na Constituição.
Art. 4º - No interesse de preservar a Revolução, o Presidente da República, ouvido o Conselho de Segurança Nacional, e sem as limitações previstas na Constituição, poderá suspender os direitos políticos de quaisquer cidadãos pelo prazo de 10 anos e cassar mandatos eletivos federais, estaduais e municipais.
Art. 5º - A suspensão dos direitos políticos, com base neste Ato, importa, simultaneamente, em:
I - cessação de privilégio de foro por prerrogativa de função;
II - suspensão do direito de votar e de ser votado nas eleições sindicais;
III - proibição de atividades ou manifestação sobre assunto de natureza política;
IV - aplicação, quando necessária, das seguintes medidas de segurança:
a) liberdade vigiada;
b) proibição de frequentar determinados lugares;
c) domicílio determinado,
BRASIL, ATO INSTITUCIONAL Nº5, DE 13 DE DEZEMBRO DE 1968. Disponível em:. Acesso em 15 set. 2018.
O Ato Institucional nº 5 foi emitido em 13 de dezembro de 1968 pelo presidente Artur da Costa e Silva, trazendo grandes consequências na vida política brasileira nos anos seguintes. Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre a ditadura civil-militar, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:
I - O presidente Emílio Garrastazu Médici fez uso do Ato Institucional nº 5 para reprimir duramente as manifestações sociais e perseguir as guerrilhas urbanas e rurais.
II - Com o fechamento do Congresso Nacional, das Assembleias Legislativas e das Câmaras de Vereadores, o Poder Executivo acabou exercendo as funções do Poder Legislativo.
III - Depois que foi emitido o Ato Institucional nº 5, a oposição à ditadura civil-militar desapareceu, em virtude da suspensão dos direitos políticos.
A
Somente as afirmações I e II estão corretas.
B
Somente as afirmações I e III estão corretas.
C
Somente as afirmações II e III estão corretas.
D
Todas as afirmações estão incorretas.
E
Todas as afirmativas estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Com a instituição do Ato Institucional nº 5, o governo agora institucionalizou a tortura e outros atos bárbaros praticados contra os opositores do regime e aqueles que performavam resistência.
Apesar de ser uma espécie de carta branca para o governo, a oposição à ditadura não desapareceu após o AI-5, pelo contrário, era mais forte. Porém, mais velada por aqueles que não queriam se prejudicar.
A alternativa correta é a A – somente as afirmações I e II estão corretas.
SaRamos03:
Muiiiiitíssimo obrigada!! S2
Perguntas interessantes
Química,
7 meses atrás
Saúde,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Português,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás