Atividades sobre os Tupis
b) De onde se originaram e como eram suas casas?
c) Como se sustentavam para sobreviver? O que plantavam?
d) Entre os objetos que contam a história dos tupinambás, temos o
manto. O que podemos dizer sobre ele?
e) Quais eram as tarefas executadas pelos homens?
f) Quais eram as tarefas executadas pelas mulheres?
g) Fale sobre a religião dos tupis.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b) De onde se originaram e como eram suas casas?
Estudos demonstram que os tupis teriam habitado originalmente os vales dos rios Madeira e Xingu, que são afluentes da margem meridional do rio Amazonas. Estas tribos, que sempre foram nômades, teriam iniciado uma migração em direção à foz do rio Amazonas e, de lá, pelo litoral para o sul.
c) Como se sustentavam para sobreviver? O que plantavam?
Os tupis plantavam milho (abati), mandioca (mãdi'og), batata-doce, cará (ka'rá), abóbora, algodão, amendoim (mãdu'bi, mãdu'i), pimenta, feijão (komandá) e tabaco (petyma).
d) Entre os objetos que contam a história dos tupinambás, temos o manto. O que podemos dizer sobre ele?
Os mantos tupinambás são resquícios exuberantes do povo que dominava a costa do Brasil há 500 anos. Há apenas seis exemplares preservados no mundo que ainda trazem quase intactos os trançados de fibras naturais e penas vermelhas de guarás e azuis de ararunas.
e) Quais eram as tarefas executadas pelos homens?
Já os homens são responsáveis pela derrubada do mato para a criação da roça, pelas atividades de caça, de guerra, entre outras.
f) Quais eram as tarefas executadas pelas mulheres?
Mesmo que esta divisão não seja igual em todos os povos, as tarefas relacionadas ao preparo dos alimentos, ao cuidado com as crianças e algumas atividades na roça são, geralmente, de responsabilidade das mulheres.
g) Fale sobre a religião dos tupis.
Acreditavam nas forças da natureza, na divindade de animais, de plantas e do próprio homem interagindo com todos os elementos.
Pela tradição oral repassavam os costumes e as orientações para os rituais de vida e de morte. Entre os rituais de vida marcantes estão as celebrações de passagem, que marcavam a transição para a vida adulta.
A característica comum dos povos indígenas brasileiros no que tange à religião é o xamanismo. É o xamã o responsável pela condução dos rituais.
Entre os povos tupi-guarani, o xamã é denominado pajé, a pessoa que lida com as conexões entre seres vivos, a natureza, humanos vivos e mortos.
Espero ter ajudado,
Bons estudos!