Filosofia, perguntado por SabrinaHin, 1 ano atrás

Atividades sobre os quadrinhos "As sombras da vida"-Piteco
1- Qual é o tema central do texto?
2- Que mensagem está explícita no texto?
3- Que mensagem está implicita no texto?
4- Que sentimentos diferentes estão explícitos nos quadrinhos: 11.13.16
e 17?
5- Relacione o quadrinho 5 e o quadrinho 19.
6- Compare o quadrinho 8 e o quadrinho 15.
7- No trecho do último quadrinho, em que sentido a palavra prisioneiro foi
aplicada?​

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
38

Sobre os quadrinhos "As sombras da vida" - Piteco

1) O tema central do texto é o conhecimento da vida, das formas de reconhecimento sobre a realidade. É uma analogia ao referencial platônico sobre o conhecimento do mundo sensível, descrito no "Mito da Caverna" de Platão.

2) A mensagem explícita no texto é sobre a maneira que podemos enxergar e compreender o mundo.

3) a mensagem implícita no texto é que não devemos nos ater ao mundo das aparências, devemos sempre buscar novos referenciais de entendimento da realidade. De fato, as coisas não devem ser julgadas por aquilo que aparentam ser.

4) No quadrinho 11, está a percepção sobre o que de fato parece real para os moradores da caverna. No quadrinho 13, está a revelação e o assombramento de que a realidade pode ser melhor que uma sombra observada. No quadrinho 16, mostra a negação aos costumes vigentes, dado uma certa acomodação de valores. No quadrinho 17, a perplexidade dos habitantes da caverna ao perceberem tantas luzes e cores e diferentes perspectivas do mundo real.

5) No quadrinho 5, Piteco desconhece o mundo dos acontecimentos dentro da caverna, o mundo das sombras e no quadrinho 19, são os moradores da caverna, que estranham a realidade de Piteco.

6) No quadrinho 8, Piteco não compreende como os homens que moram dentro da caverna consideram as sombras como possível realidade e no quadrinho 15, a revolta dos moradores da caverna diante da insolência de Piteco, que questiona e desmoraliza a realidade em que eles acreditam ser verdadeira.

7) A palavra prisioneiro está no sentido de que nos tornamos alienados da realidade, como reféns de ideias impostas por elites, massificando comportamentos que perpetuam atos consumistas e nos afastando do questionamento sobre a realidade, ao desabilitar nossa capacidade de reflexão.

Bons estudos!

Perguntas interessantes