Soluções para a tarefa
Resposta:
Questão 1
Alternativa “d”. Nos fragmentos II e III, podemos perceber a preocupação de Mário de Andrade com a linguagem, apresentando o que ele chamava de “língua brasileira”, utilizando termos como senvergonhice e mexemexendo por acreditar que era assim que o brasileiro pronunciava essas palavras.
Questão 2
Alternativa “b”. A presença da temática indígena em Macunaíma revela não só o interesse de Mário de Andrade pela arte primitiva, mas também apresenta uma releitura crítica do Indianismo Romântico. Se José de Alencar criou o mito do “bom selvagem”, Mário de Andrade, com a personagem Macunaíma, criou a figura do “mau selvagem”, rompendo assim com a imagem idealizada do índio brasileiro.
Questão 3
Alternativa “e”. Embora sua principal obra, Macunaíma, apresente vários pontos de contato com o Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade, Mário de Andrade nunca se filiou a nenhuma corrente artística da época.
Questão 4
Alternativa “c”. A obra Macunaíma, de Mário de Andrade, é resultado das pesquisas do poeta e escritor sobre a história brasileira a partir dos aspectos da vida urbana e rural do país. Podemos dizer que Macunaíma é um herói de nossa gente por apresentar semelhanças com o povo brasileiro, apresentando aspectos de nossa cultura, sendo eles primitivos ou civilizados.
Questão 5
Alternativa “a”. O capítulo “Carta pras icamiabas” difere-se dos demais por destacar-se na narrativa ao apresentar um narrador-personagem, pois o próprio herói relata suas experiências em São Paulo para suas súditas amazonas.