Atividades sobre acentuação de ditongos e hiatos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
manda pfvr as perguntas/palavas!
eu realmente quero ajudar, mas as pessoas não botam as questões, aí fica complicado..
Resposta:
acentuação de ditongos:
De forma simples e rápida, podemos dizer que toda sílaba só pode haver uma única vogal. Quando uma única sílaba tem mais de uma vogal, precisamos ter em mente que somente uma delas é realmente vogal; a outra chamamos de semivogal. As características das semivogais é de apresentar uma fonética mais baixa do que as vogais principais e sempre estarem do lado da outra vogal. A junção delas resulta no que podemos chamar de ditongo.
O que diferencia os tipos de ditongos é a posição de suas vogais principais e semivogais. Chamamos de ditongo crescente quando primeiro vem a semivogal e depois a vogal, como em história, série e mágoa. Já os ditongos decrescentes é quando ocorre o contrário, primeiro vem a vogal e depois a semivogal, como em cadeira, papai, mamãe, porão e peixe.
É importante entender esse processo para enxergar com mais clareza as alterações do Novo Acordo Ortográfico. Agora, os ditongos abertos, como em -ei e -oi não são mais acentuados em palavras paroxítonas.
acentuação de hiatos:
O hiato é mais simples para compreender; se nos ditongos as vogais estão na mesma sílaba, o hiato ocorre quando, em uma mesma palavra, duas vogais estão uma ao lado da outra, mas pertencendo cada uma a uma sílaba diferente.
Com o Novo Acordo Ortográfico os hiatos -ee e -oo não são mais acentuados.