ATIVIDADES
Por que o termo “maquiavélico" não se aplica a Maquiavel? (Ai você me diz: "A resposta não tá no
texto, 'fessor'..." - Amiguinhos: deem uma olhadinha nas referências bibliográficas e no áudio
indicado logo abaixo que vai ficar tudo em paz...")
2- (ENEM 2013) "Nasce daqui uma questão: se vale mais ser amado que temido ou temido que
amado. Responda-se que ambas as coisas seriam de desejar; mas porque é difícil juntá-las, é
muito mais seguro ser temido que amado, quando haja de faltar uma das duas. Porque dos
homens se pode dizer, de uma maneira geral, que são ingratos, volúveis, dissimulados, covardes
e ávidos de lucro, e quanto lhes fazem bem são inteiramente teus, oferecem-te o sangue,
os bens, a vida e os filhos, quando, como acima disse, o perigo está longe; mas quando ele
chega, revolta-se."
(MAQUIAVEL, N. O Principe. Rio de Janeiro: Bertrand, 1991.).
Soluções para a tarefa
Resposta:
Isso não é uma questão de física e sim de Sociologia!
Explicação:
1 - Maquiavelismo significa " procedimento firme em determinado propósitos". Todavia, essa teoria não se aplica a Maquiavel por que em suas obras, Nicolau apenas evidência as atitudes e as escolas que um bom governante deve tomar.
2- Letra C -Guaido por interesses, de modo que suas ações são imprevisíveis e inconstantes.
explicação:
o escritor florentino Nicolau Maquiavel teve uma importância inovadora como fundador da política moderna ao separar ética de política. Maquiavel acreditava que a natureza humana é essencialmente má e os indivíduos deveriam conseguir ganhos a partir do menor esforço. Como cita no texto, os homens “duma maneira geral, são ingratos, volúveis, simuladores, covardes e ávidos de lucro,” portanto sempre guiados por interesses.
01) Ser Maquiavélico significa que ser uma pessoa que age a partir dos seus próprios interesses para conquistar algo, mesmo que essa conquista seja a partir da dor de alguém.
O termo maquiavélico vem do livro escrito por Maquiavel - O Príncipe- que tem a maior referência ao ser "maquiavélico" a frase: É melhor ser temido do que amado.
Maquiavel escreveu suas obras em um contexto de conturbação política da cidade-estado de Florença, onde ele tenta dar soluções para que os príncipes consigam manter o poder, ''apenas'' isso.
É comum citarem Maquiavel ao dizer que ''os fins justificam os meios'', porém ele nunca escreveu isso. Foi criada uma imagem ruim do italiano que não condiz necessariamente com a realidade. Sendo assim, Maquiavel não era maquiavélico, no sentido do senso comum da palavra, ele não era ''mau''.
02)Após a leitura do texto e a partir da análise histórica do comportamento humano em suas relações sócias e políticas, Maquiavel define o homem como um ser: guiado por interesses, de modo que suas ações são imprevisíveis e inconstantes. Alternativa C.
Como cita no texto, os homens “duma maneira geral, são ingratos, volúveis, simuladores, covardes e ávidos de lucro,” portanto sempre guiados por interesses.
Maquiavel acreditava que a natureza humana é essencialmente má e os indivíduos deveriam conseguir ganhos a partir do menor esforço.
Veja mais sobre o Príncipe em: https://brainly.com.br/tarefa/17444523
Continue estudando e veja também sobre Thomas Hobbes em: https://brainly.com.br/tarefa/1831614