ATIVIDADES
Pesquise e faça um resumo sobre a visão de Aristóteles e Galileu em relação a força e movimento.
Soluções para a tarefa
Para Aristóteles, a força estava vinculada à
existência da velocidade. Os movimentos, segundo a ótica aristotéica, podem ser naturais, quando o corpo busca o seu lugar natural no universo (hipótese utilizada para a explicação da queda dos corpos), e violentos, quando os corpos são afastados de seu local de origem mediante a aplicação de uma força. Em sua obra intitulada Mecânica, Aristóteles afirmou que um corpo em movimento só chegaria à imobilidade se a força que atua sobre ele deixasse de agir. Era impossível, segundo ele, a existência de um movimento em que não houvesse a atuação de uma força.
Já para Galileu, um objeto em movimento, após ser impulsionado por uma força, só para em razão de forças externas, como o atrito. Caso existisse a possibilidade de eliminar totalmente o atrito, o corpo ficaria em movimento perpétuo sem a ação de forças sobre ele. Para Galileu, as forças não estão relacionadas com a velocidade em si, mas sim com a sua variação.
Resposta:
Para o filósofo gregoAristóteles só poderia existir velocidade caso houvesse a aplicação de uma força.
Para Galileu, a força é responsável pela variação do valor da velocidade, desse modo, um objeto que se movimente com velocidade constante não estaria submetido à ação de força alguma
Explicação: